Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, C.pt_BR
dc.contributor.advisor1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1IDREINALDO, M. A. G. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0323008945925363pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Maria Auxiliadora.
dc.description.resumoEsta monografia é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e interpretativo que teve como objetivo geral contribuir para a formação inicial do professor de língua portuguesa, no eixo reflexão sobre a língua; e como objetivos específicos: a) descrever as influências teóricas subjacentes à prática de reflexão sobre a língua em livros didáticos do Ensino Fundamental publicados na segunda metade da primeira década de 2000; b) descrever os tipos de reflexão contemplados nas atividades para o ensino desse eixo nesses mesmos livros. O referencial teórico baseia-se, sobretudo, na perspectiva da análise linguística como eixo de ensino, proposta por Geraldi (1984;1991) e ampliada pelas contribuições de Perfeito (2005) e Mendonça (2006); Como principais resultados, verificou-se que com o desenvolvimento da linguística, tanto na esfera da descrição, quanto na proposição de ensino de língua materna, ao lado do programa de avaliação dos livros didáticos (PNLD), as obras publicadas na segunda metade da primeira década do século XXI apresentam forte tendência para a descrição da tradição gramatical, ampliada, de uma ou de outra forma, com a reflexão que sinaliza incorporação dos estudos linguísticos recentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleAnálise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.pt_BR
dc.date.issued2012-11-08
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518
dc.date.accessioned2023-01-02T12:00:25Z
dc.date.available2023-01-02
dc.date.available2023-01-02T12:00:25Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectLivro didático de português - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectSujeito indeterminadopt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais 1998pt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectConcepção interacionista da linguagempt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectPortuguese textbook - elementary schoolpt_BR
dc.subjectIndeterminate subjectpt_BR
dc.subjectNational Curriculum Parameters 1998pt_BR
dc.subjectNational Textbook Programpt_BR
dc.subjectInteractionist conception of languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Camila Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic analysis in Portuguese textbooks in elementary school: the case of the indeterminate subject.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Camila Silva. Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA SILVA LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdfCamila Silva Lima - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2012.1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.