Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520
Title: Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras.
Other Titles: Concept(s) of linguistic analysis in the planning and implementation of Portuguese language classes in the supervised internship in Languages.
???metadata.dc.creator???: DUTRA, Camilla Maria Martins.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BEZERRA, Maria Auxiliadora.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
Keywords: Análise linguística;Transposição didática;Modelo de professor;Ensino de análise linguística;Prática de ensino de língua portuguesa;Curso de Letras - UFCG;Observação de aulas;Estagiários da Licenciatura em Letras - UFCG;Linguistic analysis;Didactic transposition;Teacher model;Linguistic analysis teaching;Portuguese language teaching practice;Letters Course - UFCG;Class observation;Interns of the Degree in Letters - UFCG
Issue Date: Nov-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUTRA, Camilla Maria Martins. Conceito(s) de análise linguística no planejamento e execução de aulas de língua portuguesa no estágio supervisionado de Letras. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral desta monografia é refletir sobre o ensino de análise linguística no componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II, do curso de Letras da UFCG (Campina Grande). E, de modo específico, seus objetivos são: investigar a concepção de análise linguística do professor-formador e das alunas-estagiárias desse componente curricular, averiguar como as alunas-estagiárias transpõem o conceito de análise linguística em suas aulas e descrever o modelo de professor subjacente às aulas das alunas-estagiárias. O corpus da pesquisa é formado pela observação de aulas durante o planejamento do componente curricular, aulas ministradas pelas alunas-estagiárias, um questionário, composto por cinco questões relacionadas aos conhecimentos sobre análise linguística e gravação de aulas. Para a realização do estudo de tal corpus, estabelecemos como base teórica as noções dos conceitos de análise linguística, transposição didática e modelos de professor. Com o estudo realizado, percebemos que as alunas-estagiárias não conhecem com profundidade o conceito de análise linguística, haja vista que elas não a realizam em suas aulas, substituindo-a pela orientação da gramática tradicional. Percebemos que um dos fatores que interferem nesse quadro é o não-estudo de análise linguística em nenhum componente do curso, consequentemente, as leituras feitas durante o componente curricular Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II não são suficientes para que as alunasestagiárias se apropriem desse conceito e, portanto, não o ponham em prática.
Abstract: El objetivo general de esta monografia es reflexionar acerca de la enseñanza del análisis linguístico en la materia curricular Práctica de Enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura Brasileña II, del curso de Letras de la UFCG (Campina Grande). Y, de modo específico, sus objetivos son: investigar la concepción del análisis linguístico del profesor-formador y de las alumnas-pasantes de ese componente curricular, averiguar como las alumnas-pasantes transportan el concepto de análisis linguístico en sus clases y describir el modelo del profesor subyacente a las clases de las alumnas-pasantes. El corpus de la pesquisa es formado por la observación de clases durante el planeamiento del componente curricular, clases dadas por las alumnas-pasantes, un cuestionario compuesto por cinco preguntas relacionadas a los conocimientos sobre el análisis linguístico y grabación de las clases. Para realizar el estudio de tal corpus, establecemos como base teórica las nociones de conceptos de análisis linguístico, transposición didáctica y modelos de profesor. Con el estudio realizado, percibimos que las alumnas-pasantes no conocen con profundidad el concepto de análisis linguístico, comprendemos de esta forma que ellas no lo realizan en sus clases, substityendolo por la orientación de la gramática tradicional. Percibimos que uno de los factores que interfieren en ese cuadro es el no-estudio del análisis linguístico en ningún componente del curso, consecuentemente, las lecturas hechas durante el componente curricular Práctica de Enseñanza de Lengua Portuguesa y Literatura Brasileña II no son suficientes para que las alumnas-pasantes se apropien de ese concepto y, por lo tanto, no lo pongan en práctica.
Keywords: Análise linguística
Transposição didática
Modelo de professor
Ensino de análise linguística
Prática de ensino de língua portuguesa
Curso de Letras - UFCG
Observação de aulas
Estagiários da Licenciatura em Letras - UFCG
Linguistic analysis
Didactic transposition
Teacher model
Linguistic analysis teaching
Portuguese language teaching practice
Letters Course - UFCG
Class observation
Interns of the Degree in Letters - UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28520
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILLA MARIA MARTINS DUTRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdfCamilla Maria Martins Dutra - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2012.592.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.