Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, F. L. G. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757591438483176pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Alyere Silva.
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo estudar traços da cultura popular religiosa em Apolônio Alves dos Santos (AAS) a partir da análise de um corpus constituído por quatro cordéis do poeta: A mulher que dançou com o Diabo numa boate em Campina, História do Boi que falou em Minas Gerais, O homem que deu a luz em Minas Gerais e A vida de Pedro Cem. Nossa análise teve como finalidade observar a configuração de uma religiosidade popular por meio da percepção do modo como as divindades são referenciadas, a consideração do perdão e do castigo divino, a caracterização das personagens de acordo com a obediência ou a desobediência à entidade religiosa, as crenças e as mudanças imperadas na vida dos tipos criados por AAS. Atrelado a isso, o poeta utiliza alguns recursos linguísticos, como os adjetivos, as comparações e as exemplificações, que denotam a repressão ou a aprovação exercida pelo narrador através do jogo argumentativo e da seleção vocabular presente nos folhetos. Concluímos que, na base do universo religioso encontrado na obra de AAS está a crença na divindade e nas leis impostas pela coletividade, condicionando as ações e as experiências de vida das personagens. Para a realização da pesquisa, utilizamos as considerações teóricas de Abreu (1999) sobre a chegada e a consolidação da literatura de folhetos no Brasil, em relação às tentativas de classificações, observamos as lançadas por Suassuna (1977) e Alves Sobrinho (2003), sobre o caráter social contido na literatura de cordel, utilizamos Ayala (2011), Ribeiro (1986), Tavares (2005; 2007) e sobre os traços da religiosidade popular, Sousa (1982) e Xidieh (1993).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleA religiosidade popular na obra de Apolônio Alves dos Santos.pt_BR
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractThis research aimed to study features of popular religious culture in Apolônio Alves dos Santos (AAS), based on a corpus comprising four of his cordels (strings), which are: A mulher que dançou com o Diabo numa boate em Campina, História do Boi que falou em Minas Gerais, O homem que deu a luz em Minas Gerais e A vida de Pedro Cem. Our analysis focused on observing the configuration of a popular religiosity through the perception of how the reference to the deities occur, the consideration of forgiveness and divine punishment, the characters characterization concerning to obedience or disobedience to the religious entity, beliefs and changes imposed to the lives of the types of characters created by AAS. Linked to this, the poet uses some linguist resources, like adjectives, comparisons and exemplifications, which denote narrator repression or approval through the argumentative match and the vocabulary selection in the brochures. Our conclusions indicate that in the religious universe found in ASS work, we can see the belifs in deities and in the laws imposed by the society, affecting the actions and characters‟ life experiences. To do this research, we used the theoretical considerations of Abreu (1999) on the arrival and consolidation of Cordel Literature in Brazil, concerning to the classification attempts, we observed Suassuna (1977) and Alves Sobrinho (2003), about the social character contained in the Cordel Literature, we used Ayala (2011), Ribeiro (1986), Tavares (2005, 2007) and on popular religiosity features, Sousa (1982) and Xidieh (1993).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28523
dc.date.accessioned2023-01-02T12:49:27Z
dc.date.available2023-01-02
dc.date.available2023-01-02T12:49:27Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectApolônio Alves dos Santos - poeta cordelistapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectReligiosidade popular - literatura de cordelpt_BR
dc.subjectPoesia de cordelpt_BR
dc.subjectLiteratura de folhetos no Brasilpt_BR
dc.subjectApolônio Alves dos Santos - cordelist poetpt_BR
dc.subjectLiterature of twinept_BR
dc.subjectPopular religiosity - cordel literaturept_BR
dc.subjectString poetrypt_BR
dc.subjectLeaflet literature in Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Fernanda Laíra Gonzaga Muniz da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePopular religiosity in the work of Apolônio Alves dos Santos.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Laíra Muniz da. A religiosidade popular na obra de Apolônio Alves dos Santos. 2012. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28523pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA LAÍRA GONZAGA MUNIZ DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdfFernanda Laíra Gonzaga Muniz da Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH.445 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.