Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532
Title: Mídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica.
Other Titles: Media in innovative high school Portuguese classes: technological mediation / pedagogical mediation.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Andreza Caetano de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AMORIM, Karine Viana.
Keywords: Aulas de português - mídia;Mídia e ensino de português;Língua portuguesa e mídias;Mediação tecnológica - ensino médio;Ensino médio inovador - aulas de português;Mediação pedagógica;Tecnologias em sala de aula;Tecnologias da informação e comunicação - educação;Educação e tecnologias;Formação continuada de professor mediador;Professores de português e tecnologias;Professor inovador - ensino médio;Didatização de saberes - ensino médio;Formação docente e tecnologias;Portuguese classes - media;Media and Portuguese teaching;Portuguese language and media;Technological mediation - high school;Innovative high school - Portuguese classes;Pedagogical mediation;Technologies in the classroom;Information and communication technologies - education;Education and technologies;Continuing teacher training;Portuguese and technology teachers;Innovative teacher - high school;Didacticization of knowledge - high school;Teacher training and technologies
Issue Date: 12-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Andreza Caetano de. Mídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica. 2013. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532
???metadata.dc.description.resumo???: Vemos a necessidade de atentarmos na atualidade para a influência do uso e do discurso midiático e de estabelecermos sua relação com a Educação, visto que as mídias vêm modificando não só a sociedade de forma geral, mas também o contexto de ensino, exigindo novas competências do professor na tênue linha que lhe apresenta como múltiplo formador: responsável pela formação de sujeitos mais críticos e ativos diante da sociedade - os alunos, e responsável pela reconstrução de sua própria formação diante do que lhe configura como necessidade de renovação. Nesse sentido, este trabalho é apresentado com os seguintes objetivos: (1) averiguar se professores de língua portuguesa do ensino médio inovador das escolas de Campina Grande-PB utilizam mídias em sala de aula; (2) em caso afirmativo de 1, identificar de que maneira os professores mobilizam o ensino de gêneros textuais mediado por esses recursos: como recurso didático simples ou com uma finalidade pedagógica definida; e, (3) por último, observar em que consiste a inovação pretendida pelo programa representado pelos professores investigados, relacionando a mediação tecnológica à mediação pedagógica. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo-interpretativista que teve corpus composto por questionários aplicados com os professores de Língua Portuguesa representantes da modalidade de ensino referida, na cidade de Campina Grande/PB. Esse estudo foi fundamentado em autores como Kenski (2003), Prado (2005), Almeida (2007) e Moran (2009), no que respeita ao potencial pedagógico da utilização das mídias no ensino, e em Magalhães (2001), Carvalho (2007), Rafael (2007) e Signorini (2007), no que confere reflexões acerca de formação de professor (mediador/didatizador). Os resultados sinalizaram que todos os professores participantes utilizam pelo menos três das cinco mídias focalizadas no trabalho (impressa – jornal e revista, televisiva, internet, rádio e audiovisual) com finalidades definidas, além do que, evidenciaram a intrínseca relação a ser considerada entre a mobilização adequada de mídias na educação e a formação renovada dos sujeitos representantes dessa instância: educação.
Keywords: Aulas de português - mídia
Mídia e ensino de português
Língua portuguesa e mídias
Mediação tecnológica - ensino médio
Ensino médio inovador - aulas de português
Mediação pedagógica
Tecnologias em sala de aula
Tecnologias da informação e comunicação - educação
Educação e tecnologias
Formação continuada de professor mediador
Professores de português e tecnologias
Professor inovador - ensino médio
Didatização de saberes - ensino médio
Formação docente e tecnologias
Portuguese classes - media
Media and Portuguese teaching
Portuguese language and media
Technological mediation - high school
Innovative high school - Portuguese classes
Pedagogical mediation
Technologies in the classroom
Information and communication technologies - education
Education and technologies
Continuing teacher training
Portuguese and technology teachers
Innovative teacher - high school
Didacticization of knowledge - high school
Teacher training and technologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREZA CAETANO DE SOUSA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfAndreza Caetano de Sousa - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2013444.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.