Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4867196055379392pt_BR
dc.contributor.advisor1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDRAFAEL, E. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2629616354978358pt_BR
dc.contributor.referee1AMORIM, Karine Viana.-
dc.contributor.referee1IDAMORIM, K. V.pt_BR
dc.description.resumoVemos a necessidade de atentarmos na atualidade para a influência do uso e do discurso midiático e de estabelecermos sua relação com a Educação, visto que as mídias vêm modificando não só a sociedade de forma geral, mas também o contexto de ensino, exigindo novas competências do professor na tênue linha que lhe apresenta como múltiplo formador: responsável pela formação de sujeitos mais críticos e ativos diante da sociedade - os alunos, e responsável pela reconstrução de sua própria formação diante do que lhe configura como necessidade de renovação. Nesse sentido, este trabalho é apresentado com os seguintes objetivos: (1) averiguar se professores de língua portuguesa do ensino médio inovador das escolas de Campina Grande-PB utilizam mídias em sala de aula; (2) em caso afirmativo de 1, identificar de que maneira os professores mobilizam o ensino de gêneros textuais mediado por esses recursos: como recurso didático simples ou com uma finalidade pedagógica definida; e, (3) por último, observar em que consiste a inovação pretendida pelo programa representado pelos professores investigados, relacionando a mediação tecnológica à mediação pedagógica. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo-interpretativista que teve corpus composto por questionários aplicados com os professores de Língua Portuguesa representantes da modalidade de ensino referida, na cidade de Campina Grande/PB. Esse estudo foi fundamentado em autores como Kenski (2003), Prado (2005), Almeida (2007) e Moran (2009), no que respeita ao potencial pedagógico da utilização das mídias no ensino, e em Magalhães (2001), Carvalho (2007), Rafael (2007) e Signorini (2007), no que confere reflexões acerca de formação de professor (mediador/didatizador). Os resultados sinalizaram que todos os professores participantes utilizam pelo menos três das cinco mídias focalizadas no trabalho (impressa – jornal e revista, televisiva, internet, rádio e audiovisual) com finalidades definidas, além do que, evidenciaram a intrínseca relação a ser considerada entre a mobilização adequada de mídias na educação e a formação renovada dos sujeitos representantes dessa instância: educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleMídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica.pt_BR
dc.date.issued2013-03-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532-
dc.date.accessioned2023-01-02T13:34:09Z-
dc.date.available2022-01-02-
dc.date.available2023-01-02T13:34:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAulas de português - mídiapt_BR
dc.subjectMídia e ensino de portuguêspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa e mídiaspt_BR
dc.subjectMediação tecnológica - ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino médio inovador - aulas de portuguêspt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologias em sala de aulapt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação - educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e tecnologiaspt_BR
dc.subjectFormação continuada de professor mediadorpt_BR
dc.subjectProfessores de português e tecnologiaspt_BR
dc.subjectProfessor inovador - ensino médiopt_BR
dc.subjectDidatização de saberes - ensino médiopt_BR
dc.subjectFormação docente e tecnologiaspt_BR
dc.subjectPortuguese classes - mediapt_BR
dc.subjectMedia and Portuguese teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language and mediapt_BR
dc.subjectTechnological mediation - high schoolpt_BR
dc.subjectInnovative high school - Portuguese classespt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectTechnologies in the classroompt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies - educationpt_BR
dc.subjectEducation and technologiespt_BR
dc.subjectContinuing teacher trainingpt_BR
dc.subjectPortuguese and technology teacherspt_BR
dc.subjectInnovative teacher - high schoolpt_BR
dc.subjectDidacticization of knowledge - high schoolpt_BR
dc.subjectTeacher training and technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Andreza Caetano de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMedia in innovative high school Portuguese classes: technological mediation / pedagogical mediation.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Andreza Caetano de. Mídias nas aulas de português do ensino médio inovador: mediação tecnológica / mediação pedagógica. 2013. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28532pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREZA CAETANO DE SOUSA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfAndreza Caetano de Sousa - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2013444.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.