Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538
Title: A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão.
Other Titles: Orality in teaching Portuguese: how the textbook contemplates this issue.
???metadata.dc.creator???: RIBEIRO, Túlio Wesley Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa;Oralidade no ensino de língua portuguesa;Oralidade aplicada aos livros didáticos;Ensino de língua portuguesa - oralidade;Programa Nacional do Livro Didático - PNLD;Linguagem oral - livro didático;Livro Português: linguagens - Cereja e Magalhães;Portuguese language textbook;Orality in Portuguese language teaching;Portuguese language teaching - orality;National Textbook Program - PNLD;Oral language - textbook;Portuguese book: languages - Cereja and Magalhães
Issue Date: Dec-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RIBEIRO, Túlio Wesley Silva. A oralidade no ensino de português: como o livro didático contempla essa questão. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho procura analisar como a oralidade é abordada no livro didático de língua portuguesa “Português: Linguagens”, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Ensino Fundamental II), a partir dos critérios elencados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 2011) para o trabalho com a oralidade. Analisando também uma proposta de atividade com a linguagem oral inserida no respectivo material. Como embasamento teórico, utilizaremos autores como MARCUSCHI (2001), SCHNEUWLY e DOLZ (2004), entre outros, além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 2001) e o Guia do Livro Didático (2011). Concluímos, através da análise, que o livro didático em questão aponta para uma valorização da linguagem oral, atendendo assim aos critérios elencados no PNLD – 2011 para o trabalho com a oralidade.
Abstract: This paper will seek to examine how orality is discussed in textbook Portuguese language "Portuguese: Languages" William Robert Cereja and Thereza Cochar Magalhães (Basic Education II), from the criteria listed by the National Textbook Program (PNLD - 2011) to work with orality, also analyzing proposed activities with oral language inserted in the respective material. How we use theoretical authors as Marcuschi (2001), Schneuwly and Dolz (2004), among others, in addition to official documents as the National Curriculum Parameters (1997, 2001) and the Guide Textbook (2011). We conclude, through analysis, that the textbook in question points to a valuation minimally oral language thus meeting the criteria listed in the PNLD - 2011 to work with orality.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa
Oralidade no ensino de língua portuguesa
Oralidade aplicada aos livros didáticos
Ensino de língua portuguesa - oralidade
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
Linguagem oral - livro didático
Livro Português: linguagens - Cereja e Magalhães
Portuguese language textbook
Orality in Portuguese language teaching
Portuguese language teaching - orality
National Textbook Program - PNLD
Oral language - textbook
Portuguese book: languages - Cereja and Magalhães
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28538
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÚLIO WESLEY SILVA RIBEIRO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdfTúlio Wesley Silva Ribeiro - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2012.578.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.