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dc.creator.IDFERNANDES, S. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1RABBANI, Simin Jalali Rahnemay.-
dc.contributor.advisor1IDRABBANI, S. J. R.pt_BR
dc.contributor.referee1RABBANI, Soheil Rahnemay.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Juarez Fernandes de.-
dc.contributor.referee3BARROS, Valéria de Castro Costa.-
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma metodologia para a avaliação do sistema de transporte inter- regional de carga com a aplicação do método de tomada de decisão interativa multicriterio - TODIM e teoria de grafos. Os métodos multicriteriais permitem levar em consideração os interesses de vários grupos envolvidos ou afetados pelo sistema, bem como os critérios relevantes para estes grupos; quer sejam estes quantificáveis ou de difícil quantificação. A teoria de grafos serve para avaliar sistemas de grande porte, como o caso em questão. A metodologia proposta f o i aplicada ao sistema de transporte de carga inter-regional do Brasil . Os resultados desta aplicação indicam as modalidades ferrovia e hidrovia como as que provocam menor índice de desutilidades ao sistema, consumindo menos combustíveis fósseis e consequentemente emitindo menor nível de poluição ambiental. 0 trabalho, de acordo com os resultados obtidos, sugere uma prioridade de 36,4% dos investimentos governamentais destinados aos transportes na modalidade ferroviária e 45,6% no modal hidroviário, afim de garantir a alocação mais eficiente dos recursos cada vez mais escassos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil.-
dc.subject.cnpqEngenharia Sanitária.-
dc.titleUma avaliação multicriterial do sistema de transportes de cargas do Brasil.pt_BR
dc.date.issued1996-04-08-
dc.description.abstractThis work proposes a methodology for the evaluation of the inter - regional freight, transport system of Brazil with the a plication of the Multi criteria Interactive Decision Making Method and Graph Teory. The multi criteria methods' permits to take into consideration the interests of several groups involved, or affected by the system. As well as the relevant criteria, quantitatively determinable or not for these groups. The graph theory serves to evaluate large sized systems as in the case of study. The methodology- was applied to the inter-regional transports system of Brazil . The results of this application indicate that the railway and waterway modes minimize transportation disutility index to the system, providin gless pollution level and consequenty less environmental impact of combustion. The results of this study indicate that, up to 36,4% .of governamental resources should be alocated to railways and 4 5,6% to waterways, in order to obtain the most efficient manner for the allocation of limited resources.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2853-
dc.date.accessioned2019-02-20T12:34:40Z-
dc.date.available2019-02-20-
dc.date.available2019-02-20T12:34:40Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTransporte de Carga - Brasil.-
dc.subjectFreight Transport - Brazil.-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Sebastião Inácio Fernandes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA multicriteria evaluation of Brazil's cargo transportation system.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Sebastião Inácio. Uma avaliação multicriterial do sistema de transportes de cargas do Brasil. 1996. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2853pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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