Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28542
Title: A competência em escrita avaliada pelo PNLD (2011) no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II.
Other Titles: Writing competence assessed by the PNLD (2011) in the Portuguese language textbook for elementary school II.
???metadata.dc.creator???: LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Márcia Candeia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAMOS, Fabiana.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PATRIOTA, Luciene Maria.
Keywords: Competência em escrita;Writing skills;Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - 2011;National Textbook Program - PNLD - 2011;Livro didático de língua portuguesa - ensino fundamental II;Portuguese language textbook - elementary school II;Escrita - competência;Writing - competence;Linguística aplicada;Applied Linguistics;Atividades de produção textual - livro didático;Text production activities - textbook;Produção de texto - ensino fundamental;Text production - elementary school;Magda Soares - letramento;Magda Soares - literacy;Letramento;Literacy
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A competência em escrita avaliada pelo PNLD (2011) no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2013. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28542
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, tem como objetivos identificar as competências em escrita de acordo com a avaliação do PNLD (2011) no Livro Didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II; descrever as atividades de produção textual escrita no LD; e analisar o tratamento dado às atividades de produção do texto escrito no LDP do EF II. Este trabalho define-se como uma pesquisa qualitativa-interpretativista, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto de análise propostas de produção textual da coleção do livro didático “Português: uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Os critérios de análise baseiam-se no desenvolvimento da competência em escrita descrita pelos PCNs, a saber competência discursiva, linguística e estilística. Para fundamentar a análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Brasil (1998), Brasília (1998), Bunzen (2009), Marcuschi (2012), Perrenoud (1999), Reinaldo (2003), Santos (2009), Tagliani (2001), entre outros, que tratam do percurso histórico do livro didático brasileiro e, particularmente, do livro didático de português e dos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), bem como da noção de competência advinda da Educação, das competências em escrita em Língua Portuguesa e do tratamento dado às produções textuais escritas. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que as propostas textuais analisadas do livro didático privilegiam a competência linguística, algumas priorizam a competência discursiva e praticamente anulam a competência estilística textual e que a avaliação realizada pelo PNLD, mesmo representando um avanço significativo, ainda oferece uma abordagem genérica.
Abstract: This research, under the applied linguistics’ perspective, aims to identify the writing competences according to BNTP (2011) evaluation in Portuguese Language Textbook from Elementary School II; to describe the writing textual production activities on the TB and analyze the treatment given to the activities of written text production on the PTB from ES II. This work defines a qualitative-interpretative research, with documentary and descriptive character, which has as its object of analysis a collection of Portuguese Language Textbook from the final years of Elementary School. The analysis criteria are based on the selection of proposed textual productions inserted in the IV unit of the 5th and 8th grade textbook and on the development of the competence on writing that is described by the NCPs as a discursive, linguistic and stylistic competence. To support the analysis we take as basis the contributions of Baptist (2003), Brazil (1998), Brasilia (1998), Bunzen (2009), Marcuschi (2012), Perrenoud (1999), Reinaldo (2003), Santos (2009), Tagliani (2001 ) among others, who deal with the historical background of the Brazilian textbook, and especially about the Portuguese textbook and evaluation criteria of the Brazilian National Textbook Program (BNTP) as well as the notion of competence arising from the education, the competences on writing in Portuguese language and the treatment given to written textual productions. In relation to the object of the research we concluded that the analyzed textual proposals from the textbook emphasize the linguistic competence, some prioritize the discursive competence and practically nullify the stylistic competence and the assessment conducted by the BNTP, even representing a significant advance, yet provides a generic approach.
Keywords: Competência em escrita
Writing skills
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - 2011
National Textbook Program - PNLD - 2011
Livro didático de língua portuguesa - ensino fundamental II
Portuguese language textbook - elementary school II
Escrita - competência
Writing - competence
Linguística aplicada
Applied Linguistics
Atividades de produção textual - livro didático
Text production activities - textbook
Produção de texto - ensino fundamental
Text production - elementary school
Magda Soares - letramento
Magda Soares - literacy
Letramento
Literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28542
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELANE CRISTINA GALIZA LOURENÇO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfDelane Cristina Galiza Lourenço - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20132.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.