Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28551
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, H. A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4567774554695590pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787353864767301pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Elizabeth Maria da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, E. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2114551483682345pt_BR
dc.contributor.referee2WANDERLEY, Naelza de Araújo.-
dc.contributor.referee2IDWANDERLEY, N. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3611928212835405pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa reforça a discussão realizada em torno da produção do gênero textual resumo, focando-se, de modo especial, nas estratégias linguístico-textuais mobilizadas para a sua produção. Nesse sentido, objetivamos investigar as estratégias linguístico-textuais de produção de resumo e, para tanto, propomo-nos a descrever esses tipos de estratégias e a analisar como alunos de graduação as mobilizam na produção desse texto. Pautamos a investigação, inicialmente, no conceito de resumo, a partir do que é posto na NBR (Norma Brasileira) 6028/2003 da ABNT, nos manuais de redação científica de Lakatos e Marconi (1992) e Severino (2007), bem como no que é investigado na Linguística Aplicada, através dos estudos de Machado (2010) e de Motta-Roth e Hendges (2010). Posteriormente, ancoramo-nos nos estudos sobre estratégias de aprendizagem realizados por Boruchovitch (1999) e por Figueira (2006) e por fim, no estudo de Rodrigues (2012) a respeito da subdivisão das estratégias de aprendizagem em cognitivas, linguísticas, textuais e discursivas. Para a geração dos dados, foram observadas e registradas, em anotações de campo, as aulas de uma disciplina cujo objeto de estudo foi a produção de gêneros acadêmicos, dentre eles, o gênero resumo, ofertada no período 2013.1 pela Unidade Acadêmica de Letras (UAL), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O corpus desta pesquisa compõe-se de um conjunto de trinta produções escritas de graduandos, do qual, selecionamos, a partir do critério de notas atribuídas às produções pela ministrante da disciplina, quatro exemplares para análise. Através da análise realizada, verificamos que, mesmo diante das orientações dadas pela professora acerca da produção de resumo, os produtores demonstraram efetivamente parcial domínio do funcionamento linguístico e textual de sua produção. Por esse motivo, acreditamos ser necessário maior investimento em discussões e análises sobre a organização linguística e textual do resumo e isso requer do professor o uso de procedimentos que favoreçam a percepção da administração do funcionamento linguístico e textual da escrita desse texto, assim como requer, do aluno, maior empenho com o que produz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleEstratégias linguístico-textuais para a produção de resumo.pt_BR
dc.date.issued2013-09-27-
dc.description.abstractThis research reinforces the discussion held around the production of textual summary genre, focusing, in particular, the linguistic-textual strategies deployed to their production. Accordingly, we aim to investigate the strategies linguistic-textual production summary and, therefore, we propose to describe these types of strategies and examined how undergraduates mobilized in the production of this text. We base the investigation, initially, the concept of summary, from what is put in NBR (Brazilian Standard) 6028/2003 of ABNT, in Lakatos and Marconi (1992) scientific writing manuals and Severino (2007), as well as in which is investigated in Applied Linguistics, through the studies of Machado (2010) and Motta-Roth and Hendges (2010). Subsequently, we anchored in studies on learning strategies conducted by Boruchovitch (1999) and Figueira (2006) and finally, in the study by Rodrigues (2012) regarding the subdivision of learning strategies in cognitive, linguistic, textual and discursive . For the generation of the data were observed and recorded in field notes, the lessons of a discipline whose object of study was the production of academic genres, among them, the genre summary, the period 2013.1 offered by the Academic Unit of Arts (UAL), Federal University of Campina Grande (UFCG).The corpus of this study consists of a set of thirty productions written for undergraduates, which we select from the criteria of grades assigned to productions by the lecturer of the course, four samples for analysis. Through the analysis we found that, even with the directions given by the teacher about the production summary, we note that the producers effectively demonstrated partial mastery of functioning linguistic and textual production. For this reason, we believe it is necessary to invest more in discussions and analyzes of the organization of linguistic and textual summary and it requires the teacher to use procedures that promote the perception of the administration of textual and linguistic functioning of writing this text, as required, the student, greater commitment to producing.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28551-
dc.date.accessioned2023-01-02T18:33:31Z-
dc.date.available2023-01-02-
dc.date.available2023-01-02T18:33:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectResumo - estratégia de elaboraçãopt_BR
dc.subjectSummary - elaboration strategypt_BR
dc.subjectEstratégias linguístico-textuais - elaboração de resumopt_BR
dc.subjectLinguistic-textual strategies - preparation of abstractpt_BR
dc.subjectGênero textual resumo - estratégia de elaboraçãopt_BR
dc.subjectAbstract textual genre - elaboration strategypt_BR
dc.subjectProdução textual - resumopt_BR
dc.subjectTextual production - summarypt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic-textual strategies for abstract production.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Estratégias linguístico-textuais para a produção de resumo. 2013. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em:vhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28551pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfHermano Aroldo Gois Oliveira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20132.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.