Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28552
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARIANO, J. M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4745912097068013pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Márcia Tavares.
dc.description.resumoAo começar a se locomover e explorar a realidade à sua volta, a criança dá início ao processo da formação de sua identidade. Várias experiências são fundamentais para ajudá-la nesta construção. Dentre essas experiências, encontra-se o contato com os contos de fadas, que segundo Coelho (1991) são histórias que fazem parte da vida de toda criança, mesmo antes de aprenderem a ler, e que lhes são tão familiares quanto às cantigas de ninar com que foram embaladas. Esta pesquisa teve como objetivo principal, averiguar a contribuição do conto de fadas na construção da identidade infantil, a partir da teoria psicanalítica de Bettelheim (1979). A metodologia adotada deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e interpretativo, através da análise do conto “O Patinho Feio”. Os resultados demonstraram de uma maneira geral, que o conto de fadas, pode contribuir positiva e significativamente na formação da identidade infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.title“Espelho, espelho meu”... quem sou eu?: a contribuição do conto de fadas na construção da identidade infantil.pt_BR
dc.date.issued2013-06
dc.description.abstractWhen starting to move around and explore around, the child begins the process of forming your identity. Several experiments are fundamental to help her building her identity. Among these experiences, it is found the contact with the fairy tales, which according to Coelho (1991) are stories that make part of the life of every child, even before they learn how to read and they are as familiar as the lullabies that they were rocked by. This research aimed to discovering the contribution of fairy tales from children‟s construction identity, from the psychoanalytic theory of Bettelheim (1979). The methodology adopted was performed by means of literature, exploratory and interpretative, through the analysis of the short story “The ugly duckling” (O Patinho Feio). The results showed that in general the fairy tales contribute positively and significantly to the childish identity formation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28552
dc.date.accessioned2023-01-02T18:48:49Z
dc.date.available2023-01-02
dc.date.available2023-01-02T18:48:49Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectContos de fadas dinamarquêspt_BR
dc.subjectIdentidade infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantil - conto de fadaspt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectTeoria psicanalítica de Bettelheimpt_BR
dc.subjectConto O Patinho Feiopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil dinamarquesa - Hans Christian Andersenpt_BR
dc.subjectDanish fairy talespt_BR
dc.subjectChild identitypt_BR
dc.subjectChildren's Literature - Fairy Talept_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectBettelheim's psychoanalytic theorypt_BR
dc.subjectTale The Ugly Ducklingpt_BR
dc.subjectDanish children's literature - Hans Christian Andersenpt_BR
dc.subjectHans Christian Andersen - The Ugly Ducklingpt_BR
dc.subjectPsychology and fairy talept_BR
dc.subjectChildren's Literature - Hans Christian Andersenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARIANO, Jussara Maria Pereira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"Mirror, mirror"... who am I?: the contribution of the fairy tale in the construction of children's identity.pt_BR
dc.identifier.citationMARIANO, Jussara Maria Pereira. “Espelho, espelho meu”... quem sou eu?: a contribuição do conto de fadas na construção da identidade infantil. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28552pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUSSARA MARIA PEREIRA MARIANO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfJussara Maria Pereira Mariano - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2013273.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.