Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556
Title: Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio.
Other Titles: Approach to metalanguage in high school Portuguese language textbooks.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Michael Felipe Dutra de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BEZERRA, Maria Auxiliadora.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
Keywords: Metalinguagem;Livro didático de língua portuguesa - ensino médio;Ensino médio - livro didático de português;Ensino de língua portuguesa - livro didático;Metalanguage;Portuguese language textbook - high school;High school - Portuguese textbook;Portuguese language teaching - textbook
Issue Date: Nov-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Michael Felipe Dutra de. Abordagem da metalinguagem em livro didático de língua portuguesa do ensino médio. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral desta monografia é analisar o uso da metalinguagem em coleções de livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio. E de modo específico, seus objetivos são: observar como o ensino/estudo da metalinguagem se encontra em duas edições de uma coleção didática de Ensino Médio, identificar a relação entre as propostas acerca da metalinguagem no manual do professor e o que se aplica no livro do aluno e descrever a influência das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) na composição dos livros didáticos. O corpus da pesquisa é constituído por coleções de livros didáticos de Ensino Médio de diferentes décadas, porém dos mesmos autores, tendo em vista que o foco é voltado para o ensino/estudo de metalinguagem. Para a realização da análise de tal corpus, estabelecemos como base teórica as teorias advindas dos estudos linguísticos e enunciativos sobre unidades linguísticas, especificamente a metalinguagem.
Abstract: Approach to metalanguage in high school Portuguese language textbooks. This paper aims to analyze the use of metalanguage in High School Portuguese Language Textbook Collections. Specifically, it’s objectives are: to observe and understand how the metalanguage teaching/study is approached in high school teaching collections, to identify the relation between the metalanguage proposal in the teacher’s manual and what can be applied to the student’s book and describe the influence of the Curriculum Guidelines for High School (OCEM – Orientações Curriculares para Ensino Médio) in composing textbooks. This research corpus is made of high school textbook collections from many different decades, all by the same authors, given that the focus is on teaching/study metalanguage. To carry out the analysis of this corpus, it has been established as theoretical basis some theories that come from linguistic studies and language units enunciations, specifically metalanguage.
Keywords: Metalinguagem
Livro didático de língua portuguesa - ensino médio
Ensino médio - livro didático de português
Ensino de língua portuguesa - livro didático
Metalanguage
Portuguese language textbook - high school
High school - Portuguese textbook
Portuguese language teaching - textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28556
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHAEL FELIPE DUTRA DE SOUZA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdf Michael Felipe Dutra de Souza - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20132.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.