Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDJOVEM, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6081686458660699pt_BR
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.-
dc.contributor.advisor1IDALBUQUERQUE, M. S. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6671716572497844pt_BR
dc.contributor.referee1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.referee1IDRAFAEL, E. L.pt_BR
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Márcia Candeia.-
dc.contributor.referee2IDRODRIGUES, M. C.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta de uma pesquisa empreendida com base no estudo acerca da Matriz de Referência, Temas, Tópicos e Descritores (BRASIL, 2008), que oferece os referenciais de elaboração da Prova Brasil, partindo dos seguintes questionamentos: Como as competências leitoras são abordadas nos itens da Prova Brasil? E como os descritores estão presentes nas alternativas dos itens? Para isso, partimos do objetivo geral de analisar, na Matriz de Referência (2008), as relações entre as competências leitoras, os descritores que as mensuram e os itens formulados a partir dessas. Como objetivos específicos a nossa pesquisa pautou-se em: investigar, na elaboração dos itens da Prova Brasil, se o descritor proposto encontra respostas plausíveis e coerentes nas alternativas apontadas; como também descrever o nível (fácil, médio, difícil) dos itens e a quantidade destes que está presente na prova; e, por último, verificar se há ou não predomínio de alguma competência leitora dentre os itens desse exame nacional. Para desenvolvermos o estudo, seguimos os procedimentos da pesquisa documental, uma vez que o objeto de estudo caracteriza-se como um documento de caráter público, assim como baseamo-nos em pressupostos da pesquisa bibliográfica, visto que revisitamos teorias que estudam as perspectivas de leitura adotadas pelo SAEB, além das que se voltam a estudar as noções de competências e habilidades. O fundamento teórico desta pesquisa está pautado nos estudos de Martins (1989), Fuza (2010), Leffa (1996), Kleiman (1995), Kato (1987), Jou (2001) Kleiman (2000), Solé (1998), Kato (1987), Koch e Elias (2012), Juchum (2009), Brasil (1998) e Soares (1998), no que tange às concepções de leitura da Prova Brasil; e Perrenoud (1999a, 2002), Costa (2006), Macedo (2002), Ramos, (1980, 2002), Ropé e Tanguy (1997) e Valente (2003), para embasar as pesquisas em torno das competências. Como resultados da nossa investigação, constatamos que os níveis da maioria dos itens elaborados para a Prova Brasil concorrem para o enquadramento destes em médio e difícil, verificando que a complexidade está relacionada à união de elementos como o texto utilizado, a competência mensurada pelo descritor e a forma como o item está elaborado. Além disso, observamos que há algumas incoerências quanto à relação entre competências e itens, porém, as análises nos permitiram concluir que as observações não prejudicam, de maneira geral, a elaboração dos itens. Por fim, destacamos a importância de um maior aprofundamento em torno da Prova Brasil, tanto da parte de estudiosos quanto por parte dos que fazem a escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleProva Brasil: a relação entre as competências leitoras e os seus descritores.pt_BR
dc.date.issued2013-09-27-
dc.description.abstractThe Matrix Reference, Themes, Topics and Descriptors was investigated to base for this study (BRASIL, 2008), that provides the basic reference for the elaboration of Prova Brasil, based on the following questions: How skills readers are covered in the items of Prova Brasil? and How the descriptors are present in the items of the answers? For this, we start from the general aim of analyzing, in Prova Brasil, relations among skills readers, the descriptors that measure and items made from these. As specific objectives of our research was based on: investigate, in the preparation of items of Prova Brasil, if the proposed descriptor is plausible and consistent answers to the alternatives identified; as well as describe the level (easy, medium, hard) of these items and the amount that is present in the test; analyze the texts suggested in test in respect to items; and finally, check whether or not some predominance of reading competence among the items that the national examination. To develop the study, we followed the procedures of documentary research, once the object of study is characterized as a document of a public character as well as we relied upon assumptions of literature, since we revisit theories studying the prospects of reading adopted by Evaluation System of Basic Education, in addition to who turn to study the notions of skills and abilities. The theoretical foundation of this research is based on studies of Martins (1989), Fuza (2010), Leffa (1996), Kleiman (1995), Kato (1987), Jou (2001) Kleiman (2000), Solé (1998), Kato (1987), Koch and Elias (2012), Juchum (2009), Brasil (1998) and Soares (1998), in relation to the concepts of reading from Prova Brasil; and Perrenoud (1999a, 2002), Costa (2006), Macedo (2002), Ramos (1980, 2002), Ropé and Tanguy (1997) and Valente (2003), to support research around skills. As a result of our investigation, we found that the levels of most of the items developed to Prova Brasil compete for framing these in medium and hard level, verifying that complexity relates to the union of elements as the text used, the competence measured by descriptor and how the item is prepared. Furthermore, we note that there are some inconsistencies regarding the relationship between skills and items, however, the analyzes enable us to conclude that justifications are not damaging, in general, the preparation of items. Finally, we highlight the importance of further deepening around Prova Brasil, both by scholars and by the school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28558-
dc.date.accessioned2023-01-02T19:46:18Z-
dc.date.available2023-01-02-
dc.date.available2023-01-02T19:46:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectCompetências leitoraspt_BR
dc.subjectDescritores - Prova Brasilpt_BR
dc.subjectExame - Prova Brasilpt_BR
dc.subjectLeitura - Prova Brasilpt_BR
dc.subjectConcepções de leiturapt_BR
dc.subjectProof Brazilpt_BR
dc.subjectReading skillspt_BR
dc.subjectDescriptors - Prova Brasilpt_BR
dc.subjectExam - Prova Brasilpt_BR
dc.subjectReading - Test Brazilpt_BR
dc.subjectReading conceptspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJOVEM, Manuella Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProva Brasil: the relationship between reading skills and their descriptors.pt_BR
dc.identifier.citationJOVEM, Manuella Soares. Prova Brasil: a relação entre as competências leitoras e os seus descritores. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28558pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANUELLA SOARES JOVEM - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfManuella Soares Jovem - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20133.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.