Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28563
Title: Publicidade e produção de discurso: uma análise de propagandas de cerveja.
Other Titles: Advertising and speech production: an analysis of beer advertisements.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Rochele Sidartha Pimenta de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Aloísio de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARNEIRO, Ana Paula Sarmento.
Keywords: Publicidade;Advertising;Produção de discurso;Speech production;Propagandas de cerveja;Beer advertisements;Sujeito - discurso;Subject - speech;Análise do discurso;Speech analysis;Bebidas alcoólicas - discurso - propaganda;Alcoholic beverages - speech - advertisement
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Rochele Sidartha Pimenta de. Publicidade e produção de discurso: uma análise de propagandas de cerveja. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28563
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objeto investigativo verificar se a propaganda produz um efeito duradouro na constituição do discurso sobre bebida alcoólica, enfatizando que as propagandas televisivas são apelativas e chamativas no sentido de relacioná-las a pessoas felizes, ao universo feminino e às festividades, e assim, influenciar o consumo. Os recursos metodológicos para a realização desta arte configuram-se em uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório. O processo de coleta de dados foi realizado por meio de duas etapas: a primeira, centrada na pesquisa bibliográfica, para levantamento de informações, e a segunda foi realizada a análise de duas propagandas da cerveja Skol® veiculadas na televisão e seus efeitos argumentativos. Ao analisarmos as propagandas, observamos que o discurso publicitário contido busca o equilíbrio entre a criatividade e as vivências do consumidor. Nesse sentido, o discurso deste tipo de propaganda impõe de forma consciente e/ou inconsciente valores sociais ao telespectador, convencendo-o, seduzindo-o e persuadindo-o a consumir o produto.
Keywords: Publicidade
Advertising
Produção de discurso
Speech production
Propagandas de cerveja
Beer advertisements
Sujeito - discurso
Subject - speech
Análise do discurso
Speech analysis
Bebidas alcoólicas - discurso - propaganda
Alcoholic beverages - speech - advertisement
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28563
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROCHELE SIDARTHA PIMENTA DE OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2013.pdfRochele Sidartha Pimenta de Oliveira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2013338.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.