Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28566
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2284877046808242pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1CARVALHO, Aluska Silva.-
dc.contributor.referee1IDCARVALHO, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971744192174902pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo verificar a representação do idoso em poemas infantis a fim de constatar a maneira como o velho é apresentado à criança. Para tanto, em nosso estudo, de natureza bibliográfica e interpretativa, selecionamos sete poemas infantis, de autores modernos ou contemporâneos, que representam o idoso em seus versos. Observamos nesses poemas as características físicas e o perfil do velho representado; identificamos e descrevemos o tipo de relação intergeracional existente entre a pessoa idosa e a criança; e investigamos se os poemas sugerem à criança o respeito e o cuidado para com os idosos. Para tanto, fundamentamo-nos em: Camarano (1999), Bruno (2010), Mercadante (2010) e Mendes (2012), para contextualizar a situação do idoso no Brasil; Azevedo (2001), Castro (2007) e Ribeiro (2010) para discutir as concepções históricas e especificidades da “criança”; e Bordini (1986; 2003), Aguiar (2001), Pinheiro (2007; 2010) e Silva (2010) para ressaltar as peculiaridades da Poesia Infantil. Como principais resultados, identificamos que a maioria dos poemas traz uma representação positiva do velho e geralmente o caracteriza como parente (avô/avó) do eu-lírico. Além de apresentarem uma imagem dignificante do idoso e relações intergeracionais bastante respeitosas, há, também, uma tendência a retratá-lo de forma lúdica e/ou encantada, o que diverte e estimula a imaginação da criança leitora. Neste sentido, quando lidos pela criança, esses poemas podem contribuir para que elas desenvolvam posturas e ações valorativas para com a pessoa idosa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleA representação do idoso em poemas para crianças.pt_BR
dc.date.issued2014-03-
dc.description.abstractThe representation of the elderly in poems for children. This study aimed to verify the representation of the elderly in children's poems to ascertain how the elder is presented to child. Accordingly, in our study, bibliographical and interpretive nature, we selected seven nursery rhymes, modern or contemporary authors, who represent the elderly in his verses. Observed in these poems the physical characteristics and represented the old profile; identify and describe the type of intergenerational relationship existing between the elderly and children; and investigate whether the poems suggest the child respect and care for the elderly. To do so, fundamented us at: Camarano (1999), Bruno (2010), Mercadante (2010) and Mendes (2012), to contextualize the situation of the elderly in Brazil; Azevedo (2001), Castro (2007) and Ribeiro (2010) to discuss specifics and historical concepts " child"; and Bordini (1986;2003), Aguiar (2001), Pinheiro (2007; 2010) and Silva (2010) to highlight the peculiarities of Children's Poetry. As main results, we found that most of the poems brings a positive representation of the old and generally characterized as relative (grandfather/grandmother) of self-lyrical. In addition to submitting a dignified image of the elderly and very respectful intergenerational relationships, there is also a tendency to portray him in a playful and/or enchanted form, which entertains and stimulates the imagination of the child reader. In this sense, when read by children, these poems can help them to develop evaluative attitudes and actions toward the elder.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28566-
dc.date.accessioned2023-01-03T12:08:40Z-
dc.date.available2023-01-03-
dc.date.available2023-01-03T12:08:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPoesia infantilpt_BR
dc.subjectIdosos - representação em poemas infantispt_BR
dc.subjectLiteratura - representação de idosospt_BR
dc.subjectIdosos no Brasilpt_BR
dc.subjectPessoa idosa na literatura infantil - poesiapt_BR
dc.subjectRepresentação do idoso na literaturapt_BR
dc.subjectPoesia para criançaspt_BR
dc.subjectChildren's poetrypt_BR
dc.subjectElderly - representation in children's poemspt_BR
dc.subjectLiterature - representation of the elderlypt_BR
dc.subjectElderly in Brazilpt_BR
dc.subjectOld person in children's literature - poetrypt_BR
dc.subjectRepresentation of the elderly in the literaturept_BR
dc.subjectPoetry for childrenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jéssica Amanda de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe representation of the elderly in poems for children.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Amanda de Souza. A representação do idoso em poemas para crianças. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28566pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA AMANDA DE SOUZA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdf Jéssica Amanda de Souza Silva - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2014318.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.