Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITTO, F. T. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4553352201106704pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Aloísio de Medeiros.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108640517726697pt_BR
dc.contributor.referee1PATRIOTA, Luciene Maria.-
dc.contributor.referee1IDPATRIOTA, L. M.pt_BR
dc.contributor.referee2PAIVA, Roberta Soares.-
dc.contributor.referee2IDPAIVA, R. S.pt_BR
dc.description.resumoEmbora seja uma disciplina bastante nova, a Linguística já possui um grande acervo no ambiente acadêmico, com um percurso bastante peculiar a cada pesquisa em que esses estudos são difundidos. É justamente com a preocupação de refletir sobre como esse conhecimento foi produzido que, no contexto acadêmico, surgiu o sub-ramo de estudos, denominado “Historiografia Linguística”. Esse estudo nos interessa por conduzir o aluno de letras, a compreender como a Linguística participa das reflexões sobre a linguagem e conscientizar o professor de língua portuguesa da importância da Linguística em suas práticas de didatização. Dessa forma, com o intuito de responder ao questionamento: De que forma os conceitos e/ou teorias da Linguística entram na fundamentação teórica dos trabalhos de conclusão de curso em Licenciatura plena em Letras da UFCG?, objetivamos observar o percurso dos estudos linguísticos refletidos na fundamentação teórica dos trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura Plena em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande. Para tanto, caracterizaremos a disciplina norteadora dessa pesquisa, a Historiografia Linguística, descreveremos, também, algumas das visões conceituais e paradigmáticas da Linguística, presentes nos Trabalhos de Conclusão de Curso e analisamos as concepções linguísticas (e reflexões sobre a linguagem) subjacentes às fundamentações teóricas em três monografias selecionadas para essa pesquisa, que se caracteriza como qualitativa e bibliográfica. Embasamos nosso estudo em autores como Weedwood (2002), Swiggers (1987), Altmann (2012), Godoy (2009), Batista (2013), Coelho & Hackerott (2012), Schlieben-Lange (1993), entre outros. Através análise realizada, verificamos que, a fundamentação teórica do indivíduo da década de 1980 revela a sua inserção em um contexto que seria necessária a reflexão sobre o processo de produção escrita, o da década de 1990, participava de um ambiente que exploravam o estudo da escrita num âmbito mais voltado ao social, já o da década de 2000, estava inserido em um contexto que observava o conhecimento linguístico associado ao contexto político-educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleHistoriografia linguística: reflexões sobre a linguagem na fundamentação teórica de monografias.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractAlthough it is a rather new subject, Linguistics already has a large gathering of studies in the academic environment, presenting a very peculiar path ineach research in which these studies are spread. It is exactly due to the concern to reflect on how that knowledge was produced that, in the academic context, the subfield called "Linguistic Historiography" emerged. This study interests us in order to lead the Letras student, in understanding how Linguistics participates in reflections about language and to raise awareness in the Portuguese language teacher about the importance of Linguistics in their didactization practices. Thus, in order to answer the question: How Linguistics concepts and/or theories are related to the theoretical backgroundin course conclusion worksof full degree in Letras at UFCG?, we aimed to observe the linguistic studies’ path reflected in the theoretical background in course conclusion works of full degree in Letras, from the Federal University of Campina Grande. To this end, we will characterize the subject guiding this research: Linguistic Historiography, describing some of the conceptual and paradigmatic views in Linguistics present in course conclusion works and analyzing the linguistic concepts (and reflections on language) underlying the theoretical background in three monographs selected for this research, which is characterized as qualitative and bibliographical. Our study is supported by authors such as Weedwood (2002), Swiggers (1987), Altmann (2012), Godoy (2009), Batista (2013), Coelho & Hackerott (2012), Schlieben-Lange (1993), among others. Through analysis, we found that the writing of the individual from the 1980s reveals their integration in a context that reflection on the production process of writing would be necessary, the 1990s individual participated in an environment that explored the study of writing in friendlier to the social; the 2000s was inserted in a context that watched the linguistic knowledge associated to the political and educational contextpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28567-
dc.date.accessioned2023-01-03T12:17:02Z-
dc.date.available2023-01-03-
dc.date.available2023-01-03T12:17:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistoriografia linguísticapt_BR
dc.subjectFundamentação teórica - monografiaspt_BR
dc.subjectTrabalhos de conclusão de curso - Letras CH UFCGpt_BR
dc.subjectTeorias da linguística - monografias do curso de Letras CH UFCGpt_BR
dc.subjectEstudos linguísticos - cursos de Letras CH UFCGpt_BR
dc.subjectRevisão de literatura - trabalhos de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectHistória da Linguísticapt_BR
dc.subjectParadigmas linguísticospt_BR
dc.subjectLinguistic historiographypt_BR
dc.subjectTheoretical foundation - monographspt_BR
dc.subjectCourse Completion Works - Letters CH UFCGpt_BR
dc.subjectTheories of linguistics - monographs of the Languages course CH UFCGpt_BR
dc.subjectLinguistic studies - Letters courses CH UFCGpt_BR
dc.subjectLiterature review - course completion paperspt_BR
dc.subjectHistory of Linguisticspt_BR
dc.subjectLinguistic paradigmspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITTO, Flávia Thaís Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic historiography: reflections on language in the theoretical foundation of monographs.pt_BR
dc.identifier.citationBRITTO, Flávia Thaís Alves. Historiografia linguística: reflexões sobre a linguagem na fundamentação teórica de monografias. 2014. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28567pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA THAÍS ALVES BRITTO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdfFlávia Thaís Alves Britto - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 201419.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.