Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFREITAS, M. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043496244948808pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896pt_BR
dc.contributor.referee1PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda.
dc.description.resumoA temática de formação de professores tem assumido, de certa forma, uma importância considerável para o país, uma vez que vem sendo alvo de estudos, discussões e críticas em algumas esferas da sociedade, sobretudo pelos inúmeros problemas encontrados nos cursos de licenciatura do país. Nessa perspectiva, o presente trabalho denominado “A formação inicial de professores: reflexões sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFCG” teve como objetivo geral refletir sobre o que se espera da formação inicial do Curso de Letras na contemporaneidade, sobretudo através da análise dos principais problemas enfrentados pela licenciatura no país. Como objetivos específicos destacamos: a) empreender, de forma crítica, questionamentos sobre a formação inicial no Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFCG; b) refletir sobre os eixos de formação inicial de professores contidos no Projeto Político Curricular (PPC) do referido curso; c) descrever/analisar o quadro da estrutura organizacional das disciplinas do curso por eixos; d) a partir do objetivo específico anterior, contribuir com uma reflexão crítica sobre as bases da grade contemporânea do curso de Letras – Língua Portuguesa da UFCG. Nesse contexto, do ponto de vista documental, é oportuno investir em pesquisas que reflitam sobre a estrutura curricular dos cursos de licenciatura, bem como de outras áreas. No que se refere à fundamentação teórica utilizada, pode-se citar autores como Rampazzo (2002), Medeiros (2008), Paiva (2005), Tardif (2002), Pereira (2007), além do próprio PPC e os documentos oficiais que organizam os Cursos de Letras no país. Em relação à metodologia, o presente trabalho é uma pesquisa de natureza documental. Quanto à análise de dados, observamos que muito embora o PPC do Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFCG esteja de acordo com o que está estabelecido nos documentos oficiais, algumas modificações, à título de sugestões trazidas ao longo do presente trabalho, precisam de certa forma ser consideradas para um melhor desenvolvimento do curso em relação aos três eixos de formação, a saber: o usuário, o docente e o especialista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA formação inicial de professores: reflexões sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2014-04-16
dc.description.abstractThe theme of teacher education has assumed , in a way, of considerable importance to the country as it has been the target of studies , discussions and criticism in some spheres of society , especially the numerous problems encountered in undergraduate courses in the country . In this perspective , this work called " The initial teacher education : reflections on the pedagogical project of Letter Course - Portuguese UFCG ' main goal was to reflect on what is expected from the initial training course on literature in contemporary times , especially through the analysis of the main problems faced by the degree in the country . Specific objectives include : a) undertake a critical, questioning of the initial training course on literature - Portuguese UFCG ; b ) reflect on the axes of initial teacher education contained in the said course of study Political Project (CPP ) ; c ) describe / analyze the context of the organizational structure of the course subjects by axes ; d ) from the previous specific aim to contribute to a critical reflection on the foundations of contemporary grill Bachelor's - Portuguese UFCG . In this context , the documentary point of view, it is appropriate to invest in research to reflect on the curriculum of undergraduate courses , as well as other areas . With regard to the theoretical basis used one can cite as Rampazzo authors (2002) Medeiros (2008) , Paiva (2005) , Tardif (2002) , Pereira (2007 ), and the PPC itself and official documents that organize Letters Courses in the country . Regarding methodology , this study is a survey of nature documentary . Regarding data analysis , we observed that although PPC Course of Arts - English Language UFCG agree with what is stated in official documents , some modifications to the title brought suggestions throughout this work, need a certain order to be considered for a better development of the course in relation to three areas of training , namely: the user , the teacher and the specialist.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28573
dc.date.accessioned2023-01-03T17:24:44Z
dc.date.available2023-01-03
dc.date.available2023-01-03T17:24:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCurso de Letras Língua Portuguesa - CH UFCGpt_BR
dc.subjectFormação inicial de professores - língua portuguesa - CH UFCGpt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa - CH UFCGpt_BR
dc.subjectProfessores de língua portuguesa - formação inicialpt_BR
dc.subjectCurrículo - formação de professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLetras língua portuguesa - curso CH UFCGpt_BR
dc.subjectPortuguese Language Letters Course - CH UFCGpt_BR
dc.subjectInitial teacher training - Portuguese language - CH UFCGpt_BR
dc.subjectPedagogical Project of the Letters Course - Portuguese Language - CH UFCGpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachers - initial trainingpt_BR
dc.subjectCurriculum - training of Portuguese language teacherspt_BR
dc.subjectPortuguese Language Letters - CH UFCG coursept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Mayara Tavares de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe initial training of teachers: reflections on the Pedagogical Project of the Course of Letters - Portuguese Language of UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Mayara Tavares de. A formação inicial de professores: reflexões sobre o Projeto Pedagógico do Curso de Letras - Língua Portuguesa da UFCG. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28573pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYARA TAVARES DE FREITAS - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdfMayara Tavares de Freitas - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2014.562.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.