Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28575
Title: Concepções de professores sobre práticas de escrita em contexto de Ensino Médio Integrado.
Other Titles: Teachers' conceptions about writing practices in the context of Integrated High School.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Raiana Gomes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Elizabeth Maria da.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PATRIOTA, Luciene Maria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Marcia Candeia.
Keywords: Práticas de escrita - ensino médio integrado;Ensino Médio Integrado - prática de escrita;Escrita no ensino médio;Escrita na escola;Instituto Federal da Paraíba - ensino médio - Campina Grande - PB;Writing practices - integrated high school;Integrated High School - writing practice;Writing in high school;Writing at school;Federal Institute of Paraíba - high school - Campina Grande - PB
Issue Date: 4-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Raiana Gomes da. Concepções de professores sobre práticas de escrita em contexto de Ensino Médio Integrado. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28575
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa reforça o estudo sobre as práticas de escrita desenvolvidas em cursos de Ensino Médio Integrado cuja finalidade é a formação acadêmica/profissional dos alunos uma vez que contempla pesquisa, ensino e extensão. Entendemos que, em cada campo do saber, há uma expressão de escrita diferente, tendo em vista que as áreas de Humanas, Exatas e Saúde têm suas particularidades. Portanto, objetivamos nessa pesquisa 1) Identificar e analisar as percepções de professores de componentes curriculares específicos quanto às práticas de escrita desenvolvidas no Ensino Médio Integrado; (2) Correlacionar as práticas consideradas pertinentes pelos professores colaboradores com as ementas de Língua Portuguesa. Nosso corpus é constituído de um questionário aplicado com professores do Instituto Federal da Paraíba, campus de Campina Grande (7) e Sousa (3). Preocupamos-nos em selecionar os professores apenas de componentes curriculares específicos, uma vez que estamos interessados nas práticas de escrita que contribuam para a formação dos estudantes. Apoiamos-nos em Miller (2012), Bazerman (1995, 2007, 20111) entre outros autores para discutirmos a respeito da escrita como ação social e da abordagem de escrita nas disciplinas (WID). Os resultados dos questionários nos mostram que professores de componentes curriculares específicos solicitam aos seus alunos práticas de escrita que os levem a produzir conhecimento em sua área do saber. Embora, percebemos que as ementas de LP não apresentam práticas que direcionem, em todos os anos do Ensino Médio Integrado, o aprimoramento da formação acadêmica/profissional dos alunos no que diz respeito ao objeto investigado. Por fim, concluímos ser necessário um redirecionamento do ensino de escrita em cursos de Ensino Médio Integrado.
Abstract: This research reinforces the study of writing practices developed in courses whose purpose is academic / vocational training of students, in our case, the technical education courses. We know that writing is a common practice in courses with such purposes because they require necessary activities to the curriculum, such as final paper, probation report, and research projects, among others. Furthermore, we understand that, in every field of knowledge, there is an expression of different script, considering that the areas of Humanities, Physical and Health have their peculiarities. Therefore, this study aimed to 1) identify and analyze the perceptions of teachers of specific curriculum components regarding writing practices developed in Integrated Secondary Education, (2) correlate to practices considered appropriate by the collaborating teachers with the summaries of Portuguese Language destined for high school integrated. Our corpus consists of answers to a questionnaire applied to teachers from the Federal Institute of Paraiba, Campina Grande and Sousa campus. We care in selecting teachers only of specific curriculum components, since we are interested in writing practices that contribute to the training of students. We support us in Miller (2012), Bazerman (1995, 2007, 20111) and other authors to discuss about writing as social action and approach to writing in the disciplines (WID). The results show that teachers of specific curricular components ask their students writing practices that lead them to produce knowledge in their area of knowledge. Also, we realize that the menus of Portuguese language do not show practices that drive in every year of High School Integrated, improved academic / vocational training of students in regards to writing. Finally, we conclude that is necessary a redirection in teaching writing courses in high school Integrated.
Keywords: Práticas de escrita - ensino médio integrado
Ensino Médio Integrado - prática de escrita
Escrita no ensino médio
Escrita na escola
Instituto Federal da Paraíba - ensino médio - Campina Grande - PB
Writing practices - integrated high school
Integrated High School - writing practice
Writing in high school
Writing at school
Federal Institute of Paraíba - high school - Campina Grande - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28575
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIANA GOMES DA COSTA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdfRaiana Gomes da Costa - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2014938.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.