Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28576
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, R. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2327975782849186pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.advisor1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.referee1IDNÓBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe estudar a recepção do folheto As Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima, com alunos de escola pública, na turma do 8º ano do fundamental II, e com uma turma do 6° ano, o livro Pássaros e Bichos na voz de poetas populares, organizado por Hélder Pinheiro, através da leitura e interpretação textual. A partir do estímulo à leitura das sextilhas e de folhetos e realização de atividades orais, relacionando a literatura de cordel ao contexto sócio-cultural do aluno, além do incentivo à musicalização das sextilhas e a apresentação oral. Logo, o objetivo do trabalho é, consequentemente, apresentar um relato de experiência a partir das ideias de Pinheiro (2011), no que tange a pesquisa em Literatura, as de Cascudo (1994), ao estudar sobre a história da literatura popular, as de Luyten (1983), no que é literatura de cordel, as de Moura (2009), com o trabalho dissertativo sobre a literatura de sextilhas e folhetos no ensino fundamental I, e as de Pinheiro (2007) sobre a poesia na sala de aula. Entre os resultados mais expressivos da pesquisa, podemos destacar que a leitura de folhetos possibilitou aos alunos uma experiência nova, já que para eles que moram e estudam numa escola desfavorecida socialmente, a leitura de folhetos pôde ajudá-los a fazer uma verdadeira viagem pelo mundo da literatura popular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleLiteratura de cordel em sala de aula: relato de uma vivência.pt_BR
dc.date.issued2014-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28576-
dc.date.accessioned2023-01-03T18:24:45Z-
dc.date.available2023-01-03-
dc.date.available2023-01-03T18:24:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectLiteratura popularpt_BR
dc.subjectRecepção da literatura de cordel - sala de aulapt_BR
dc.subjectSextilhaspt_BR
dc.subjectJoão Ferreira de Lima - cordelista - recepçãopt_BR
dc.subjectLeitura de cordelpt_BR
dc.subjectInterpretação textual - cordelpt_BR
dc.subjectHistória da literatura de cordelpt_BR
dc.subjectLiterature of twinept_BR
dc.subjectPopular literaturept_BR
dc.subjectCordel literature reception - classroompt_BR
dc.subjectSextilespt_BR
dc.subjectJoão Ferreira de Lima - cordelist - receptionpt_BR
dc.subjectString readingpt_BR
dc.subjectTextual interpretation - stringpt_BR
dc.subjectHistory of string literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Rosângela Luna de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCordel literature in the classroom: report of an experience.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Rosângela Luna de. Literatura de cordel em sala de aula: relato de uma vivência. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28576pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSÂNGELA LUNA DE ARAÚJO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdfRosângela Luna de Araújo - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20141.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.