Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28579
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850878898326290pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904168802083424pt_BR
dc.contributor.referee1CARVALHO, Aluska Silva.
dc.contributor.referee2GUIMARÃES, Kalina Nara.
dc.description.resumoA família, a mais primitiva das instituições sociais, apresenta diferentes configurações, valores e conflitos que, pela sua dinamicidade, estão em constante transformação. Nesse sentido, considerando que tais estados de tensão transpõem-se para a literatura, bem como que a literatura infantil cada vez mais se distancia de seu caráter puramente utilitáriopedagógico, apresentando personagens infantis complexos, alinhados ao ser criança no mundo atual, objetivamos com este trabalho analisar a família presente no livro Seis vezes Lucas (1995) de Lygia Bojunga Nunes, através das diferentes perspectivas da criança protagonista. Para tanto, empreendemos uma pesquisa de natureza bibliográfica e interpretativa fundamentada em Sandroni (1987), Lajolo e Zilberman (1987), Ando (2006), Maciel (2007) e Sosa (1978), para tecermos considerações iniciais acerca da literatura infantil e da autora em estudo. Utilizamos ainda, Silva (2013), Ariès (1981), Zilberman (2003), Pires e Gomboeff (2012) e Silva (2010), vislumbrando apresentar as construções socioculturais da temática em questão, além de expormos as famílias representadas nos livros de Bojunga. Por fim, Todorov (2006), Barthes (2009), D’Onofrio (1995), Brait (1993), Moisés (2007) e Chevalier e Gheerbrant (1996), nos guiaram através da análise propriamente. Esta foi realizada de acordo com seis representações/perspectivas da personagem Lucas, quais sejam, O Lucas medroso e introspectivo, O Lucas apaixonado e admirador e O Lucas inquieto e questionador. Como principais resultados, identificamos que a partir dos recursos linguísticos e narrativos bojunguianos, da simbologia das cores e dos nomes, da caracterização dos ambientes, da desconstrução do enredo e da postura de envolvimento do narrador, que Lucas é um personagem complexo, com diferentes facetas, estando no centro dos conflitos domésticos ficcionalizados. Nesse viés, realizamos uma leitura da personagem criança pautada pela autonomia em um contexto de desagregação da família tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleSeis Lucas: faces da família em Bojunga.pt_BR
dc.date.issued2014-09-18
dc.description.abstractThe family, the most primitive of social institutions, has different settings, values and conflicts, which by its dynamicity are in constant transformation. In this sense, considering that such stress states transpose for the literature, and children's literature increasingly moves away from its purely utilitarian and pedagogical characters, presenting complex children characters aligned to be a child in today's world, we aim with this work to analyze the family in the book Six times Lucas (1995), from Lygia Bojunga Nunes, through different perspectives of the child protagonist. To this end, we undertook a survey of literature and nature interpretive grounded in Sandroni (1987), Lajolo and Zilberman (1987), Ando (2006), Maciel (2007) and Sosa (1978), to weave initial considerations about children's literature and the author on the study. We also use Silva (2013), Aries (1981), Zilberman (2003), Pires and Gomboeff (2012) and Silva (2010), envisioning to present the sociocultural constructions from the subject in question, in addition to exposing the families represented in Bojunga’s books. Finally, Todorov (2006), Barthes (2009), D'Onofrio (1995), Brait (1993), Moisés (2007) and Chevalier and Gheerbrant (1996), guided us by the analysis itself, this was performed according to six representations/perspectives of the character Lucas, namely, The fearful and introspective Lucas, The passionate and admirer Lucas and The restless and inquisitive Lucas. As main results, we identified that from the linguistic and narrative resources bojunguianos (term to refer from the author), the symbolism of colors and names, the characterization of environments, the deconstruction of the plot and the posture of involvement of the narrator, Lucas is a complex character, with different facets , being in the center of fictionalized domestic conflicts. In this bias, we conducted a reading of the child character guided by autonomy in a context of breakdown in the traditional family.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28579
dc.date.accessioned2023-01-03T18:41:49Z
dc.date.available2023-01-03
dc.date.available2023-01-03T18:41:49Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFamília - literatura infantilpt_BR
dc.subjectLygia Bojunga Nunes - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectSeis Vezes Lucas - Lygia Bojunga Nunespt_BR
dc.subjectPersonagens criançaspt_BR
dc.subjectCriança protagonista - literatura infantilpt_BR
dc.subjectLucas - personagem infantil de Lygia Bojunga Nunespt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectFamily - children's literaturept_BR
dc.subjectLygia Bojunga Nunes - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectSix Times Lucas - Lygia Bojunga Nunespt_BR
dc.subjectChildren characterspt_BR
dc.subjectChild protagonist - children's literaturept_BR
dc.subjectLucas - child character of Lygia Bojunga Nunespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Myrela Lopes da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSix Lucas: faces of the family in Bojunga.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Myrela Lopes da. Seis Lucas: faces da família em Bojunga. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28579pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MYRELA LOPES DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdfMyrela Lopes da Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2014708.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.