Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28584
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, A. C. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Maria Angélica de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111110627092405pt_BR
dc.description.resumoOs Contos de Fadas são narrativas que nos acompanham em nossa vida desde a infância até a vida adulta e estão presentes em inúmeras culturas. Essas histórias tem a finalidade de denunciar, transmitir e ratificar os valores de uma sociedade, além de disseminar valores como a moral, a ética e as verdades de cada tempo. Com o passar dos séculos, esses contos passaram por inúmeras reatualizações (FOUCAULT, 2001), denunciando as vontades de verdade de cada época. Em nosso trabalho, investigaremos regimes de verdade sobre as constituições dos sujeitos homem, mulher e criança e sobre as concepções de bondade, maldade e beleza presentes em algumas reatualizações do Conto de Fadas clássico “Chapeuzinho Vermelho” dos Irmãos Grimm, e identificar à luz da Análise de Discurso de linha francesa (AD), que valores são transmitidos por essas narrativas. O corpus dessa pesquisa é constituído pelo filme Deu a louca na Chapeuzinho (2004), com direção de Edwards Cory e pelas narrativas curtas A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho, de Agnese Baruzzi e Sandro Natalini (2008) e Uma Chapeuzinho vermelho, de Marjolaine Leray (2012). A análise do corpus foi feita a partir de sequências discursivas (SDs) do conto clássico e de suas reatualizações com o objetivo de facilitar a comparação entre as narrativas. Nosso trabalho fundamenta-se teoricamente na Análise de Discurso de linha francesa, mais especificamente nos estudos foucaultianos acerca de discurso, saber, poder e verdade. Além disso, baseamos nossas argumentações em BAKHTIN (2011); INDURSKY (2011); ORLANDI (1996). Sendo a Análise de Discurso uma teoria interdisciplinar, pesquisadores de outros campos do conhecimento também subsidiarão a pesquisa, a saber: HALL (2011); VEYNE (2011); TATAR (2004). A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de natureza interpretativa. Os estudos nos permitiram verificar a importância dos Contos de Fadas na cultura de uma sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleEra uma vez Chapeuzinho Vermelho na ordem do discurso: uma proposta de leitura discursiva.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28584-
dc.date.accessioned2023-01-03T19:16:10Z-
dc.date.available2023-01-03-
dc.date.available2023-01-03T19:16:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectChapeuzinho Vermelho - ordem do discursopt_BR
dc.subjectLittle Red Riding Hood - order of speechpt_BR
dc.subjectLeitura discursivapt_BR
dc.subjectDiscursive readingpt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectVontades de verdade - contos de fadaspt_BR
dc.subjectTrue Will - Fairy Talespt_BR
dc.subjectAnálise do discurso de linha francesapt_BR
dc.subjectFrench line speech analysispt_BR
dc.subjectFilme Deu a louca na Chapeuzinho Vermelhopt_BR
dc.subjectFilm Little Red Riding Hoodpt_BR
dc.subjectAdaptação fílmica - Chapeuzinho Vermelhopt_BR
dc.subjectFilm adaptation - Little Red Riding Hoodpt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectContos de Grimm - Chapeuzinho Vermelhopt_BR
dc.subjectGrimm's Fairy Tales - Little Red Riding Hoodpt_BR
dc.subjectRenaturalização - Chapeuzinho Vermelhopt_BR
dc.subjectRenaturalization - Little Red Riding Hoodpt_BR
dc.subjectLiteratura infantil - chapeuzinho Vermelhopt_BR
dc.subjectChildren's Literature - Little Red Riding Hoodpt_BR
dc.subjectCharles Perrault - Chapeuzinho Vermelhopt_BR
dc.subjectCharles Perrault - Little Red Riding Hoodpt_BR
dc.subjectConto de Charles Perrault - Chapeuzinho Vermelhopt_BR
dc.subjectCharles Perrault's Tale - Little Red Riding Hoodpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectFoucault - vontades de verdadespt_BR
dc.subjectFoucault - wills to truthspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Ana Cristina Falcão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOnce upon a time Little Red Riding Hood in the order of discourse: a proposal for discursive reading.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Ana Cristina Falcão. Era uma vez Chapeuzinho Vermelho na ordem do discurso: uma proposta de leitura discursiva. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28584pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CRISTINA FALCÃO ALMEIDA - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2015.pdfAna Cristina Falcão Almeida - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2015735.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.