Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28587
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, F. J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.description.resumoOs blogs vêm sendo utilizados por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. No caso, de professores de Língua Portuguesa, que os utilizam como atividade extra-sala, fazem-no de maneiras diferentes. Essa constatação motivounos a investigar um blog, ativo e com muitos seguidores, da professora Fátima Fuini, intitulado Professora Fátima Fuini: língua portuguesa (http://fatimalp.blogspot.com.br/). Nessa investigação, tomamos como foco as manifestações de letramento digital e a relação destas com as concepções de ensino-aprendizagem de leitura na postagem de atividades. Assim, as questões norteadoras são as seguintes: Quais as manifestações de práticas letradas digitais em um blog de Língua Portuguesa ao longo de 3 anos (fevereiro de 2011 a fevereiro de 2014)? E qual concepção de ensino e aprendizagem de leitura está subjacente às atividades postadas no blog? Com isso, objetivamos caracterizar as práticas letradas digitais da professora/administradora e constatar as concepções de ensino de leitura que permeiam as postagens realizadas. Os resultados, a que chegamos, foram iluminados por autores como Lévy (2004), Miller (2009), Ribeiro (2007), Kleiman (2008) e Rojo (2009), dentre outros. A identificação das práticas letradas digitais sinaliza que a administradora possui o nível suficiente de letramento digital para criação do blog, como também o letramento necessário para a sua manutenção, pela inserção de gadgets e de postagens diversificadas. Além disso, estão subjacentes às atividades do blog, em análise, três tipos de letramento digitais não excludentes entre si: a escrita pública, a autoria e a convergência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleManifestações de letramento digital em um blog de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.description.abstractProfessionals from various fields of knowledge have used Blogs. In the case of Portuguese Language teachers use them as extra-class activity, do it in different ways. This finding prompted us to investigate a blog, active and with many followers of Fatima Fuini teacher, entitled Professora Fátima Fuini: língua portuguesa (http://fatimalp.blogspot.com.br/). In this research, we focus on the manifestations of digital literacy and the relationship of these with the teaching of reading and learning concepts in activities posting. Thus, the guiding questions are: What are the manifestations of digital literacy practices in a blog of Language Portuguese over 3 years (February 2011 to February 2014)? And what conception of teaching reading and learning underlies the activities posted on the blog? Thus, we aimed to characterize the digital literacy practices of teacher / administrator and note the reading teaching concepts that permeate the posts held. The results, as we arrived we were enlightened by authors such as Levy (2004), Miller (2009), Ribeiro (2007), Kleiman (2008) and Rojo (2009), among others. The identification of the manifestations of digital literacy practices indicate that the administrator has the sufficient level of digital literacy for blog creation, as well as the literacy necessary for its maintenance, by inserting gadgets and diverse threads. In addition, underlying the blog activities in analysis, three types of non-exclusive digital literacy among themselves, public writing, authoring and convergence.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28587
dc.date.accessioned2023-01-03T19:23:22Z
dc.date.available2023-01-03
dc.date.available2023-01-03T19:23:22Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectBlog de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProfessora Fátima Fuini - Blogpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectPortuguese language blogpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectProfessor Fátima Fuini - Blogpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Fábio José Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeManifestations of digital literacy in a Portuguese language blog.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Fábio José Silva. Manifestações de letramento digital em um blog de língua portuguesa. 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28587pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FÁBIO JOSÉ SILVA ALVES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfFábio José Silva Alves - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2015.1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.