Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, D. A. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9817778593542270pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Washington Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286804892761462pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Aloísio Medeiros.-
dc.contributor.referee1IDDANTAS, A. M.pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, N. E. P.pt_BR
dc.description.resumoNo discurso dos contos infantis, as representações do sujeito feminino são tradicionalmente constituídas a partir de sua relação de dependência em relação ao sujeito masculino, produzindo assim uma imagem de subordinação, docilidade e bondade. Essa representação, no entanto, vem sendo modificada pelas adaptações ou novas versões que a mídia cinematográfica oferece ao público. Nesse contexto, este trabalho investiga as representações do sujeito feminino no filme Maleficent (2014), uma adaptação cinematográfica, produzido pela Disney, do conto clássico Sleeping Beauty (A Bela Adormecida) dos Irmãos Grimm (1812). Nosso objetivo é analisar, no discurso cinematográfico, a constituição da imagem do sujeito feminino, bem como compreender que relações interdiscursivas há entre o discurso da versão cinematográfica contemporânea e o discurso tradicional no que a constituição da identidade feminina. Como recurso teórico nos utilizamos de categorias teóricas da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa peuchetiana, tais como discurso e interdiscurso, sujeito e posições-sujeito, representações e identidade. Através da análise de recortes discursivos de cenas do filme, foi possível perceber que o discurso da adaptação cinematográfica de muitas maneiras rompe com o discurso tradicional. O sujeito feminino passa de homogêneo a heterogêneo, e é representado por si mesmo ou por seu semelhante como autossuficiente e independente, provocando um deslocamento das posições de passividade e submissão que se sustentam no discurso tradicional. Em contrapartida, o sujeito masculino, perde sua posição de salvador, corajoso, sensato e destemido, e passa para o lugar da passividade, inércia e inutilidade. O trabalho também permitiu identificar uma relação complexa entre as discursividades que constituem o discurso da adaptação cinematográfica, pois, ao mesmo tempo que produz mudanças e rupturas, reproduz e legitima sentidos, imagens e posições do discurso tradicional para o sujeito feminino: beleza, bondade e maternidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleRepresentações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014).pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28590-
dc.date.accessioned2023-01-03T20:08:47Z-
dc.date.available2023-01-03-
dc.date.available2023-01-03T20:08:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSujeito feminino - adaptações cinematográficaspt_BR
dc.subjectContos de fadas - sujeito femininopt_BR
dc.subjectIdentidade femininapt_BR
dc.subjectAdaptação fílmicapt_BR
dc.subjectFilme Maleficentpt_BR
dc.subjectRepresentações do sujeito femininopt_BR
dc.subjectDiscurso cinematográficopt_BR
dc.subjectA bela adormecida - adaptação cinematográficapt_BR
dc.subjectConto - A Bela Adormecida - adaptação cinematográficapt_BR
dc.subjectImagem do sujeito feminino - discursopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFemale subject - film adaptationspt_BR
dc.subjectFairy tales - female subjectpt_BR
dc.subjectFemale identitypt_BR
dc.subjectFilm adaptationpt_BR
dc.subjectMaleficent moviept_BR
dc.subjectRepresentations of the female subjectpt_BR
dc.subjectCinematographic discoursept_BR
dc.subjectSleeping Beauty - film adaptationpt_BR
dc.subjectShort story - Sleeping Beauty - film adaptationpt_BR
dc.subjectImage of the female subject - speechpt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of the female subject in film adaptations of fairy tales: the constitution of female identity in the movie Maleficent (2014).pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira. Representações do sujeito feminino em adaptações cinematográficas de contos de fadas: a constituição da identidade feminina no filme Maleficent (2014). 2015. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28590pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANE ADRIANA TEIXEIRA OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfDayane Adriana Teixeira Oliveira - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20152.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.