Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28591
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, I. C. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2468131062218578pt_BR
dc.contributor.advisor1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.advisor1IDREINALDO, M. A. G. M.pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Maria Auxiliadora.-
dc.contributor.referee1IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee2DANTAS, Aloísio de Medeiros-
dc.contributor.referee2IDDANTAS, A. M.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento do tratamento dado ao gênero resenha em livros didáticos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Visto que a resenha tem lugar garantido nos jornais, revistas, periódicos, Porém no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, esse gênero ainda não detém tanta popularidade. São os seguintes os objetivos específicos deste estudo: 1. Identificar as denominações para o gênero “resenha” apresentadas em LD do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio; 2. Identificar os objetos culturais indicados para resenhas nos livros didáticos em referência. 3. Apontar as unidades retóricas presentes em resenhas de filmes nesses livros. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos sobre Letramentos (SOARES, 1998; KLEIMAN, 2008; ROJO; 2009); sobre Sociorretórica do gênero resenha (MOTTAROTH E HENDGES, 2010; ARAÚJO, 1996; BEZERRA, 2009). Foram selecionados para análise seis livros didáticos de Língua Portuguesa (exemplares do professor), sendo três do Ensino Fundamental II e três do Ensino Médio. Os resultados principais da pesquisa mostram que há uma variação na nomenclatura para o gênero resenha nos LDs pesquisados; há vários objetos culturais eleitos como objetos de resenhas; há diferenças na organização retórica das resenhas apresentadas nos LDs, se comparados com a organização retórica das resenhas acadêmicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO gênero “resenha” em livros didáticos de português de ensino fundamental II e ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28591-
dc.date.accessioned2023-01-03T20:11:45Z-
dc.date.available2023-01-03-
dc.date.available2023-01-03T20:11:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero resenhapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental IIpt_BR
dc.subjectLivros didáticos de portuguêspt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático - língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino médio - livro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental II - livro didáticopt_BR
dc.subjectOrganização retóricapt_BR
dc.subjectEnsino de resenhapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectResenha - livro didáticopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Ilcee Cortez Nogueira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe “review” genre in elementary and high school Portuguese textbooks.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ilcee Cortez Nogueira de. O gênero “resenha” em livros didáticos de português de ensino fundamental II e ensino médio. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28591pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ILCEE CORTEZ NOGUEIRA DE OLIVEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfIlcee Cortez Nogueira de Oliveira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20154.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.