Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28592
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, C. M. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5330662255604063pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Aloísio de Medeiros.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108640517726697pt_BR
dc.contributor.referee1CARNEIRO, Ana Paula Sarmento.-
dc.contributor.referee1IDCARNEIRO, A. P. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9572257868187885pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido a partir de questionamentos levantados em minha prática na sala de aula, pois como professora do 3º ano de língua materna, observei que os livros didáticos de Português, enviados pelo MEC para as escolas rurais diferem dos LDP da zona urbana. A partir desta distinção de livros rurais e urbanos, acreditamos que há diferenças entre a representação de sujeito-leitor e de leitura nos mesmos. A referida pesquisa tem como linha de estudo a Análise do discurso francesa e tem como objetivo analisar como ocorre a representação de leitura e do sujeito-leitor nos LDP do 3º ano do Ensino Fundamental, adotados na cidade de Puxinanã, na Paraíba, sendo um direcionado para os alunos da educação do campo e outro para os alunos da educação urbana. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizamos leituras teóricas com foco na leitura e na formação do sujeito, seguindo a linha teórica discursiva de M. Pêcheux. Destacamos também alguns aspectos teóricos fundamentais para o decorrente trabalho, são eles: o discurso, o discurso pedagógico, o sujeito, o sujeito-leitor, práticas de leitura e perspectiva discursiva da leitura. Após a leitura e registro da fundamentação teórica, partimos para escolha, leitura e análise comparativa de recortes contidos no corpus analisado. Após a análise do corpus selecionado, observamos que houve diferentes perspectivas discursivas e ideológicas de leitura e de sujeito-leitor. A leitura, na maioria dos recortes é focada na perspectiva que tem foco no texto e algumas vezes é considerada como processo interativo. A perspectiva discursiva da leitura em nenhum momento é considerada nos recortes analisados. Com relação ao sujeito-leitor, o mesmo é diferenciado de acordo com a classe e grupos sociais a que pertencem. A ideologia e o discurso legitimados é de uma classe social dominante e o docente e os LDP são apenas instrumentos de disseminação dessa ideologia e dos discursos legitimados de diferenciação entre o leitor do meio urbano e o leitor do campo. Através dos resultados obtidos, que realmente comprovaram que há uma diferenciação de representação do sujeito-leitor e de leitura nos LDP, podemos contribuir para uma prática pedagógica em que o professor utilize em sua didática atividades que formem leitores proficientes, que os sujeitos leitores sejam considerados como capazes de realizar uma leitura discursiva, independentemente de sua classe social e da localidade em que mora, ou estuda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleLivros didáticos de português rural e urbano: uma análise discursiva da representação da literatura e do sujeito-leitor.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28592-
dc.date.accessioned2023-01-03T20:16:56Z-
dc.date.available2023-01-03-
dc.date.available2023-01-03T20:16:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didático de portuguêspt_BR
dc.subjectPortuguese textbookpt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático - língua portuguesapt_BR
dc.subjectTextbook analysis - Portuguese languagept_BR
dc.subjectRepresentação da leitura - livro didáticopt_BR
dc.subjectRepresentation of reading - textbookpt_BR
dc.subjectAnálise discursivapt_BR
dc.subjectDiscursive analysispt_BR
dc.subjectSujeito-leitorpt_BR
dc.subjectSubject-readerpt_BR
dc.subjectPortuguês ruralpt_BR
dc.subjectPortuguese ruralpt_BR
dc.subjectPortuguês urbanopt_BR
dc.subjectUrban portuguesept_BR
dc.subjectRuralpt_BR
dc.subjectRuralpt_BR
dc.subjectUrbanopt_BR
dc.subjectUrbanpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Cláudia Maria Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRural and urban Portuguese textbooks: a discursive analysis of the representation of literature and the subject-reader.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Cláudia Maria Nascimento. Livros didáticos de português rural e urbano: uma análise discursiva da representação da literatura e do sujeito-leitor. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28592pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo se desarrolla a partir de las preguntas planteadas en mi práctica en el aula, como maestra de 3er año de la lengua materna, me di cuenta de que los libros de texto portugueses, enviados por el MEC para las escuelas rurales difieren de la LDP del pueblo de la ciudad. A partir de esta distinción de libros rurales y urbanos, creemos que hay diferencias entre la representación de sujeto-lector y la lectura de la lectura en sí misma. Este tipo de investigación es el estudio del análisis del discurso de línea francesa y pretende analizar cómo hace la representación de la lectura y el sujeto-lector en el PLD 3er año de la escuela primaria, adoptada en la ciudad de Puxinanã, Paraíba, uno dirigido para los estudiantes de la educación rural y uno para los estudiantes de la educación urbana. Para desarrollar este trabajo, hemos realizado lecturas teóricas centradas en la lectura y la formación del sujeto, siguiendo la línea teórica discursiva de M. Pêcheux. También destacamos algunos aspectos teóricos fundamentales para el trabajo resultante, que son: el discurso, el discurso pedagógico, el sujeto, el sujeto-lector, lectura prácticas y perspectiva lectura discursiva. Después de leer y grabar el fundamento teórico, empezamos la elección, lectura y análisis comparativo de recortes contenidos en el corpus analizado. Tras el análisis del corpus seleccionado, se encontró que había diferentes perspectivas discursivas e ideológicas de la lectura y sujetolector. La lectura en la mayoría de los recortes se centra en la luz que se centra en el texto y, a veces se considera como un proceso interactivo. La perspectiva discursiva de la lectura en ningún momento se considera en los recortes analizados. En relación con el sujeto-lector, se modulará en función de la clase y los grupos sociales a los que pertenecen. La ideología y el discurso legítimo es una clase social dominante y el profesor y el PLD se acaba extendiendo instrumentos de esta ideología y discursos legítimos de diferencia entre el lector urbano y el campo de lector. De los resultados obtenidos, que realmente demuestran que existe una diferenciación de representación sujeto-jugador y la lectura de la LDP, contribuimos a la práctica pedagógica en la que el profesor utilice en sus actividades docentes que formen lectores competentes, que los sujetos se consideran lectores como capaces de realizar una lectura discursiva, independientemente de la clase social y la ciudad donde usted vive, o estudio.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA MARIA NASCIMENTO SOUSA - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2015.pdfCláudia Maria Nascimento Sousa - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2015461.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.