Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRIBEIRO, L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2887442943123272pt_BR
dc.contributor.advisor1AMORIM, Karine Viana.-
dc.contributor.advisor1IDAMORIM, K. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828984355069221pt_BR
dc.contributor.referee1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.referee1IDRAFAEL, E. L.pt_BR
dc.contributor.referee2PATRIOTA, Luciene Maria.-
dc.contributor.referee2IDPATRIOTA, L. M.pt_BR
dc.description.resumoDiversas políticas públicas promovidas pelo Governo federal têm estimulado a utilização de tecnologias no ambiente de ensino. O Livro Didático, muitas vezes a única ferramenta disponível na escola, também tem abordado gradativamente a utilização de tecnologias como forma de permitir que o aluno tenha contato com diferentes formas de utilização da linguagem. Nesse sentido, a presente pesquisa busca descrever e analisar a abordagem que o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) realiza do uso de tecnologias, tendo como objetivos geral: Investigar as práticas letradas digitais requeridas em exercícios do Livro Didático de Língua Portuguesa; e específicos: (a) Identificar os exercícios que abordam a mobilização de práticas letradas digitais; (b) Descrever e analisar as práticas letradas digitais subjacentes aos exercícios de leitura e de escrita de língua portuguesa. A hipótese de pesquisa é a de que a mobilização de práticas letradas digitais requerida nos exercícios de leitura e escrita do LDLP pressupõe predominantemente um aluno que já domina ferramentas e conhecimentos do ambiente digital. A pesquisa foi realizada em duas coleções de LDLP utilizadas em duas escolas públicas, a coleção “Contade de Saber Português” (2012) e a coleção “Português: Linguagens” (2012), mediante uma abordagem quantitativo-qualitativa, conforme destaca Moreira e Caleffe (2008), realizando a sistematização e a análise dos dados em três categorias, quais Produção, Publicação. Para análise e descrição do corpus, foi utilizado como fundamentação teórica a concepção de Letramento proposta, entre outros, por Barton e Hamilton (2000) e Lopes (2006), a de práticas letradas defendida por Silva (2009) e a de letramento digital apresentada por Botelho (2013), bem como a definição e caracterização de Livro Didático, a partir de autores como Batista e Rojo(2008), Bezerra (2001) e Marcuschi e Cavalcante (2008). Como resultados, observa-se que os exercícios do LDLP propõem a mobilização de diferentes práticas letradas digitais, contudo, pressupõem predominantemente que os alunos são sujeitos letrados digitalmente, deixando de oferecer direcionamentos necessários para a realização da proposta de atividade em ambiente digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleMobilização de práticas letradas digitais em exercícios do livro didático de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28593-
dc.date.accessioned2023-01-03T20:19:27Z-
dc.date.available2023-01-03-
dc.date.available2023-01-03T20:19:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesa - livro didáticopt_BR
dc.subjectPráticas letradas digitais - livro didáticopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectColeção Português : Linguagens - livro didáticopt_BR
dc.subjectColeção Vontade de Saber Português - livro didáticopt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectPortuguese language teaching - textbookpt_BR
dc.subjectDigital literate practices - textbookpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectPortuguese Collection: Languages - didactic bookpt_BR
dc.subjectWill to Know Portuguese Collection - textbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Laís de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMobilization of digital literate practices in Portuguese textbook exercises.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Laís de Souza. Mobilização de práticas letradas digitais em exercícios do livro didático de língua portuguesa. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28593pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍS DE SOUZA RIBEIRO - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2014.pdfLaís de Souza Ribeiro - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20141.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.