Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. C. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9704842568236734pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904168802083424pt_BR
dc.contributor.referee1GUIMARÃES, Kalina Naro.
dc.contributor.referee2CARVALHO, Aluska Silva de.
dc.description.resumoNas narrativas da escritora Lygia Fagundes Telles é recorrente o aparecimento de personagens infantis ocupando uma posição central em seus contos, as histórias são narradas de acordo com as suas perspectivas. Considerando que a autora apresenta uma quantidade significativa de obras com personagens crianças, a presente pesquisa tem como questão central investigar como a infância é representada por uma autora contemporânea que não escreve textos direcionados especificamente para o público infantil. Para tanto, a nossa análise será voltada para reconhecimento dos contextos sociais em que estes personagens estão inseridos, as marcas ideológicas que diferenciam os discursos e a perspectiva que a infância é apresentada. Delimitamos como corpus da nossa pesquisa dois contos de Telles: “O menino” e “A Rosa Verde” presentes na obra O segredo e outras histórias de descobertas (2012). Devemos a escolha das obras ao fato de terem como personagens centrais do enredo a figura infantil. As duas narrativas escolhidas trazem uma instigante visão da criança, suas curiosidades, inquietações e medos, entre outros sentimentos pertencentes ao mundo infantil. Adotamos os pressupostos teóricos de Antonio Hohlfeldt (1981), Bella Jozef (1993) a respeito do conto brasileiro, Lygia Fagundes Telles (1980) para situar a escritora, Philippe Ariès (1978), Vânia Maria Rezende e Lajolo (1997) sobre questões relacionadas a infância, em Leyla Perrone Moysés (1990) buscamos o conceito de representação, além de Chevalier e Gyreebrant (1980), sobre alguns termos simbólicos. A nossa linha metodológica insere-se nos moldes da investigação analítica, que consiste em estudar e avaliar profundamente as informações coletada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titleInfância e descoberta em Lygia Fagundes Telles.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28596
dc.date.accessioned2023-01-03T20:31:39Z
dc.date.available2023-01-03
dc.date.available2023-01-03T20:31:39Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil brasileira - contospt_BR
dc.subjectInfância - contospt_BR
dc.subjectRepresentação da infância - contospt_BR
dc.subjectLygia Fagundes Telles - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectNarrativas - Lygia Fagundes Tellespt_BR
dc.subjectPersonagens infantis - contos de Lygia Fagundes Tellespt_BR
dc.subjectBrazilian children's literature - short storiespt_BR
dc.subjectChildhood - short storiespt_BR
dc.subjectRepresentation of childhood - short storiespt_BR
dc.subjectLygia Fagundes Telles - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectTalespt_BR
dc.subjectNarratives - Lygia Fagundes Tellespt_BR
dc.subjectChildren's characters - short stories by Lygia Fagundes Tellespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Márcia Cassiana Rodrigues da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildhood and discovery in Lygia Fagundes Telles.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Márcia Cassiana Rodrigues da. Infância e descoberta em Lygia Fagundes Telles. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28596pt_BR
dc.description.resumenEn la narrativa de la escritora Lygia Fagundes Telles es recurrente el aparecimiento de personajes infantiles ocupando una posición central en sus cuentos, las historias se narran de acuerdo con sus perspectivas. Considerando que la autora presenta una cantidad significativa de obras con personajes niños, la presente pesquisa tiene como cuestión central investigar como la infancia es presentada por una autora contemporánea que no escribe textos dirigidos específicamente para los lectores más pequeños. Para tanto nuestro análisis se centrará en el reconocimiento de los contextos sociales en los que estos personajes están insertados, las marcas ideológicas que diferencian a los discursos y la perspectiva que la infancia es presentada. Delimitamos como corpus de nuestra investigación dos cuentos de Telles: "El niño" y " La Rosa verde" presente en la obra El secreto y otras historias de descubrimiento (2012). Debemos la elección de las obras el hecho de que tienen como personajes centrales del enredo la figura infantil. Las dos narrativas elegidas traen una convincente visión del niño, sus curiosidades, preocupaciones y miedos, entre otros sentimientos relacionados con el mundo de los niños. Hemos adoptado los supuestos teóricos de Antonio Hohlfeldt (1981) y Bella Jozef (1993) acerca del cuento brasileño, Lygia Fagundes Telles (1980) para situar el escritor, Philippe Aries (1978), Vania Maria Rezende y Lajolo (1997) en cuestiones relacionadas con la infancia, en Leyla Perrone Moisés (1990) buscamos el concepto de representación, además Chevalier y Gyreebrant (1980), sobre algunos términos simbólicos. Nuestro enfoque metodológico es parte de las líneas de investigación analítica, que consiste en estudiar y evaluar profundamente las informaciones recogidas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIA CASSIANA RODRIGUES DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfMárcia Cassiana Rodrigues da Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2015.409.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.