Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597
Title: Posições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística.
Other Titles: Subject positions on language teaching in linguistics manuals.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Luana Oliveira Vital.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Aloísio de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER, Manassés Morais.
Keywords: Manuais de linguística;Posições-sujeito - ensino de língua;Formação de professores - linguística;Introdução aos estudos linguísticos - Borba - manual;Manual de linguística - Martelotta;Formação discursiva;Sujeito - concepção - linguística;Letramento - formação de professores;Linguistics textbooks;Subject positions - language teaching;Teacher training - linguistics;Introduction to linguistic studies - Borba - manual;Linguistics Handbook - Martelotta;Discursive formation;Subject - conception - linguistics;Literacy - teacher training
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Luana Oliveira Vital. Posições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597
???metadata.dc.description.resumo???: O recente termo, ao qual chamamos de linguística, é uma ciência que tem como papel primordial estudar a estrutura e evolução da linguagem humana, contribuindo para a nossa compreensão sobre o funcionamento da língua como instrumento de interação social. É justamente com a preocupação de refletir sobre esse conhecimento que nos interessamos em observar o trabalho da língua como parte do planejamento daqueles que atuam na educação, tornando-se necessário formar professores conhecedores da natureza e do funcionamento da linguagem nas suas diversas circunstâncias de ensino, para que, posteriormente, saibam adequar as teorias vigentes com a melhor forma de aplicação desse estudo em sala de aula. Com essa observação, objetivamos a partir dessa monografia analisar e compreender como os manuais de linguística: Introdução aos estudos linguísticos, de Francisco da Silva Borba (1987), e Manual de linguística, de Mário Eduardo Martelotta (2008), propõem tarefas para o ensino de Línguas. Especificamente, objetivamos analisar como eles podem constituir-se num auxílio para o trabalho do professor de Português dos cursos de Letras; descrever as posições do sujeito linguista e do sujeito professor; e verificar como essas posições se articulam às formações dos professores. Para atender tais objetivos, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: De que modo os manuais de linguística “Introdução aos estudos linguísticos”, de Francisco da Silva Borba, e Manual de linguística, de Mário Eduardo Martelotta, apresentam propostas de ensino para a Língua Portuguesa? Nesse trabalho, que possui uma abordagem qualitativa e explicativa, com uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizamos os conceitos da Análise do Discurso (AD) à luz dos autores: Indursky (2000); Orlandi (2001); Pechêux (1988). Dentre alguns dos resultados pretendidos, merece destaque a observação de que o uso mais recorrente dos manuais de linguística tomados como apoio para o ensino se deu com maior ênfase na década de 1980. Destaque-se, nessa época houve uma expansão das fronteiras da Linguística Aplicada, multiplicando-se os efeitos das teorias linguísticas na educação, ou seja, quando houve, de fato, uma necessidade de aprofundamento nos estudos sobre a linguagem e seus usos.
Keywords: Manuais de linguística
Posições-sujeito - ensino de língua
Formação de professores - linguística
Introdução aos estudos linguísticos - Borba - manual
Manual de linguística - Martelotta
Formação discursiva
Sujeito - concepção - linguística
Letramento - formação de professores
Linguistics textbooks
Subject positions - language teaching
Teacher training - linguistics
Introduction to linguistic studies - Borba - manual
Linguistics Handbook - Martelotta
Discursive formation
Subject - conception - linguistics
Literacy - teacher training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA OLIVEIRA VITAL BARROS - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2014.pdfLuana Oliveira Vital Barros - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2014407.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.