Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, L. O. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2043816245943892pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Aloísio de Medeiros.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108640517726697pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.referee1IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.description.resumoO recente termo, ao qual chamamos de linguística, é uma ciência que tem como papel primordial estudar a estrutura e evolução da linguagem humana, contribuindo para a nossa compreensão sobre o funcionamento da língua como instrumento de interação social. É justamente com a preocupação de refletir sobre esse conhecimento que nos interessamos em observar o trabalho da língua como parte do planejamento daqueles que atuam na educação, tornando-se necessário formar professores conhecedores da natureza e do funcionamento da linguagem nas suas diversas circunstâncias de ensino, para que, posteriormente, saibam adequar as teorias vigentes com a melhor forma de aplicação desse estudo em sala de aula. Com essa observação, objetivamos a partir dessa monografia analisar e compreender como os manuais de linguística: Introdução aos estudos linguísticos, de Francisco da Silva Borba (1987), e Manual de linguística, de Mário Eduardo Martelotta (2008), propõem tarefas para o ensino de Línguas. Especificamente, objetivamos analisar como eles podem constituir-se num auxílio para o trabalho do professor de Português dos cursos de Letras; descrever as posições do sujeito linguista e do sujeito professor; e verificar como essas posições se articulam às formações dos professores. Para atender tais objetivos, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: De que modo os manuais de linguística “Introdução aos estudos linguísticos”, de Francisco da Silva Borba, e Manual de linguística, de Mário Eduardo Martelotta, apresentam propostas de ensino para a Língua Portuguesa? Nesse trabalho, que possui uma abordagem qualitativa e explicativa, com uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, utilizamos os conceitos da Análise do Discurso (AD) à luz dos autores: Indursky (2000); Orlandi (2001); Pechêux (1988). Dentre alguns dos resultados pretendidos, merece destaque a observação de que o uso mais recorrente dos manuais de linguística tomados como apoio para o ensino se deu com maior ênfase na década de 1980. Destaque-se, nessa época houve uma expansão das fronteiras da Linguística Aplicada, multiplicando-se os efeitos das teorias linguísticas na educação, ou seja, quando houve, de fato, uma necessidade de aprofundamento nos estudos sobre a linguagem e seus usos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titlePosições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597-
dc.date.accessioned2023-01-03T20:41:16Z-
dc.date.available2023-01-03-
dc.date.available2023-01-03T20:41:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectManuais de linguísticapt_BR
dc.subjectPosições-sujeito - ensino de línguapt_BR
dc.subjectFormação de professores - linguísticapt_BR
dc.subjectIntrodução aos estudos linguísticos - Borba - manualpt_BR
dc.subjectManual de linguística - Martelottapt_BR
dc.subjectFormação discursivapt_BR
dc.subjectSujeito - concepção - linguísticapt_BR
dc.subjectLetramento - formação de professorespt_BR
dc.subjectLinguistics textbookspt_BR
dc.subjectSubject positions - language teachingpt_BR
dc.subjectTeacher training - linguisticspt_BR
dc.subjectIntroduction to linguistic studies - Borba - manualpt_BR
dc.subjectLinguistics Handbook - Martelottapt_BR
dc.subjectDiscursive formationpt_BR
dc.subjectSubject - conception - linguisticspt_BR
dc.subjectLiteracy - teacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Luana Oliveira Vital.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSubject positions on language teaching in linguistics manuals.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Luana Oliveira Vital. Posições-sujeito sobre o ensino de língua em manuais de linguística. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28597pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA OLIVEIRA VITAL BARROS - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2014.pdfLuana Oliveira Vital Barros - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2014407.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.