Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600
Title: Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.
Other Titles: A look at children's poetry in the PNBE: an approach to the work Cobras e Lagartos
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Joseane de Fátima Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Aluska Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, José Hélder Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.
Keywords: Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE;Poesia infantil;Literatura infantil - poesia;Leitura literária;Wania Amarante - crítica e interpretação;Cobras e Lagartos - Wania Amarante - literatura infantil;National School Library Program - PNBE;Children's poetry;Children's Literature - Poetry;Literary reading;Wania Amarante - criticism and interpretation;Snakes and Lizards - Wania Amarante - children's literature
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Joseane de Fátima Vieira. Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante, do acervo do PNBE/2014 e sugerir uma abordagem metodológica da obra para sala de aula. E, de forma específica, observar o que propõe o Plano Nacional Biblioteca na Escola para subsidiar o trabalho com textos literários na sala de aula; analisar estilisticamente o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante e propor uma abordagem metodológica que desperte interesse dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O embasamento teórico que norteou nossa pesquisa dividiu-se em três etapas: no primeiro fez-se necessário destacar a importância da poesia para a literatura infantil, foram estudados vários autores, entre eles podemos citar Bordini(1986), Alves(2012), Coelho(1991), Cosson(2014). O segundo momento, refletimos sobre o edital de convocação para inscrição de obras de literárias do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), em seguida discutimos um pouco sobre o que evidencia o acervo de 2014, do presente edital e ainda nesse tópico ressaltamos o que diz o acervo específico dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de como se deu o processo de seleção para esse referido ano, desse modo, abordamos o que ressalta Brasil(2014). E o terceiro momento, analisamos a obra Cobras e Lagartos, do referido programa, para essa análise evidenciamos também a presença de animais na literatura infantil e lançamos mão de algumas abordagens metodológicas de poesia infantil para a obra analisada em sala de aula, nos embasamos assim, dentre outros, em Held(1980). Vale destacar que os poemas analisados tiveram o intuito de apontar o valor estético dos poemas e a proximidade que os poemas estabelecem com o universo dos bichos, na intenção de aguçar a atenção das crianças.
Abstract: This research aims to analyze the book Cobras e Lagartos of Wania Amarante, from the collection of PNBE/2014 and suggest a methodological approach to work for the classroom. And, specifically, look at what the proposed National Plan School Library to subsidize the work with literary texts in the classroom; to analyze stylistically the book Cobras e Lagartos, of Wania Amarante and propose a methodological approach to arouse students' interest in the early years of elementary school. The theoretical framework that guided our research was divided into three stages: in the first stage, it was necessary to highlight the importance of poetry for children's literature, several were studied authors, among them we can mention Bordini (1986), Rabbit (1991), Alves (2012), and Cosson (2014); in the second stage, we reflect on the call notice for registration of works of literary National Library Program School (PNBE), and then discussed about what evidences the 2014 collection, the announcement and, still on this topic, the specific achievements of the early years of elementary school – how was the selection process for this year; for this, we used Brazil (2014). In the last stage, we analyze the book Cobras e Lagartos, from the referred program; for this analysis, we also evidenced the presence of animals in children's literature and lay hold of some methodological approaches of nursery rhymes for the book analyzed in the classroom. We based ourselves, among others, in Held (1980). Perceive that the analyzed poems were designed to point the aesthetic value of the poems and the closeness that the poems have with the universe of animals, with the intention to sharpen the children's attention.
Keywords: Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE
Poesia infantil
Literatura infantil - poesia
Leitura literária
Wania Amarante - crítica e interpretação
Cobras e Lagartos - Wania Amarante - literatura infantil
National School Library Program - PNBE
Children's poetry
Children's Literature - Poetry
Literary reading
Wania Amarante - criticism and interpretation
Snakes and Lizards - Wania Amarante - children's literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEANE DE FÁTIMA VIEIRA MARTINS - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfJoseane de Fátima Veira Martins - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20152.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.