Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28601
Title: O (des)controle da argumentação: uma análise discursiva da escrita do gênero resenha por alunos pré-vestibulandos.
Other Titles: The (lack of) control of argumentation: a discursive analysis of the writing of the review genre by pre-university students.
???metadata.dc.creator???: NEVES, Maria Elizete Araújo Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Washington Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER, Manassés Morais.
Keywords: Argumentação;Gênero textual resenha;Resenha;Alunos pré-vestibulandos;Análise do discurso de linha francesa;Argumentation;Review textual genre;Review;Pre-university students;French line speech analysis
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEVES, Maria Elizete Araújo Oliveira. O (des)controle da argumentação: uma análise discursiva da escrita do gênero resenha por alunos pré-vestibulandos. 2015. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em:
???metadata.dc.description.resumo???: Considerando que a materialização do discurso do sujeito, entre processos parafrásticos e polissêmicos, em forma de texto, revela a constituição da função-autor, objetivamos, com esta pesquisa, tendo por base um direcionamento teórico que entende a língua na sua relação com a exterioridade, compreender como se constroem as tentativas de controle da argumentação em textos produzidos por alunos em fase de preparação para o vestibular. Para efetivação desse objetivo, ancoramo-nos na Análise do Discurso de linha francesa, observando as estratégias discursivas que indicam movimentos de autoria, presentes no corpus. O corpus restrito desta pesquisa é constituído por seis produções textuais do gênero resenha escritas, em sala de aula, por alunos pré-vestibulandos do cursinho Pré-vestibular da UFCG. Com os resultados obtidos no decorrer de nossas análises, sob o contexto teórico da Análise do Discurso e a partir das regularidades presentes nos textos dos alunos, emergiram duas posições-sujeito (função-autor e forma-leitor), bem como dois movimentos de autoria (parafrástico e polissêmico). Compreendemos, com base nesses dois posicionamentos dos sujeitos-alunos, que o trabalho de produção de sentido, bem como o processo de autoria ocorre através das escolhas linguísticas, conforme o lugar discursivo em que se instala o sujeito-autor na produção textual. Logo, argumentação se dá a partir da posição-sujeito que busca no interdiscurso uns e não outros enunciados para constituir seu dizer, revelando um sujeito que interpelado pela ideologia e atravessado pelo inconsciente, ao produzir sua argumentação, retoma já-ditos reproduzindo saberes.
Abstract: Whereas the realization of subject of the speech, between paraphrastic processes processes and polysemic, in text form, reveals the constitution of the author-function, we aim, with this research, basead on a theoretical guidance to understand the language in their relationship with the externality, understand how to build the argument control attempts in texts produced by students in preparation for college entrance. For realization of this goal, we anchor us on Analyses of French Discourse, watching the discursive strategies that indicate authorship movements present in the corpus. The restricted corpus of this research consist of six textual course al productions of the genre review written in the classroom, for pre-school students preparatory course students from entrance examination UFCG. With the results obtained in the course of our analyses under the theoretical framework of discourse analyses and from the regularities present in the texts of students emerged two positions-subject (author-function and shape-player) as well as two authorship movements (paraphrastic an polysemic). We understand, based on these two positions of the subjects students, the sense of product work, as well authoring process occurs through linguistic choices as the place discourse in which settles the subject-author in the text production. Soon arguments starts from the position-guy search on a interdiscourse and no other statements to be their say, revealing a guy who stopped by ideology and crossed by the unconscious, to produce his arguments, takes abreadyreproduced said knowledge.
Keywords: Argumentação
Gênero textual resenha
Resenha
Alunos pré-vestibulandos
Análise do discurso de linha francesa
Argumentation
Review textual genre
Review
Pre-university students
French line speech analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28601
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ELIZETE ARAÚJO OLIVEIRA NEVES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfMaria Elizete Araújo Oliveira Neves - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2015.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.