Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603
Title: O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática.
Other Titles: The opinion article genre and contemporary Portuguese language teaching: a didactic proposal.
???metadata.dc.creator???: GREGÓRIO, Martha de Lima Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: XAVIER, Manassés Morais.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PATRIOTA, Luciene Maria.
Keywords: Gênero textual artigo de opinião;Artigo de opinião;Leitura;Escrita;Planejamento didático;Ensino de língua portuguesa;Proposta pedagógica - ensino de língua portuguesa;Textual genre opinion article;Opinion article;Reading;Writing;Didactic planning;Portuguese language teaching;Pedagogical proposal - Portuguese language teaching
Issue Date: 17-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GREGÓRIO, Martha de Lima Silva. O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603
???metadata.dc.description.resumo???: Diante da realidade da difusão e propagação dos gêneros textuais, as novas propostas didáticas de ensino de Língua Portuguesa – aquelas vinculadas às práticas sociais de linguagem – passaram a ampliar as formas de trabalhar o texto em sala de aula. Desta maneira, o professor se depara com subsídios de grande importância para trabalhar a relação entre leitura e escrita. E como pensar nessa relação pedagogicamente falando? Como planejar aulas de Língua Portuguesa que tenham como fundamento a natureza sociointeracionista da leitura e da escrita? O presente trabalho parte da seguinte questão-problema: como abordar o artigo de opinião em sala de aula de modo a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa mais aproximado de uma concepção sociointeracionista? Para responder esse questionamento temos como objetivo geral apresentar uma proposta didática para turmas do ensino médio com ênfase no estudo discursivo do gênero textual artigo de opinião. No que se refere aos objetivos específicos, elencamos: apresentar subsídios de trabalho em sala de aula eficazes para a prática da leitura e da escrita, dentro de uma perspectiva argumentativa da linguagem, e desenvolver uma abordagem a respeito da temática Corrupção no Brasil no contexto escolar. Nos fundamentamos em autores como Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch e Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: Ensino Médio (1999) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre gêneros textuais e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos do ensino médio, cada vez mais, críticos e reflexivos.
Abstract: Faced with the reality of diffusion and spread of genres, new educational proposals of Portuguese Language teaching - those linked to the language of social practices - have been expanding the ways of working the text in the classroom. In this way, the teacher is faced with very important benefits to work the relationship between reading and writing. And how to think this relationship pedagogically speaking? Planning Portuguese classes that have as basis a sociointeractionist nature of reading and writing? This study of the question-problem: how to approach the opinion piece in the classroom in order to contribute to the closest Portuguese Language teaching a sociointeractionist design? To answer this question we have as main objective to present a didactic proposal for high school classes with an emphasis on discursive study of the genre opinion piece. As regards the specific objectives, we list: present work subsidies in effective classroom to the practice of reading and writing, within an argumentative perspective of language, and develop an approach about the issue Corruption in Brazil in the school context . We based on authors such as Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch and Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz and Schneuwly (2004), among others, as well as in the National Curricular Parameters for Portuguese Language: Secondary (1999) and the Curriculum Guidelines for Secondary Education (2006). Because it is a didactic proposal from the point of view of results, the study contributes to reflections that promote discussions on the relationship between genres and contemporary teaching Portuguese, with a view to forming high school teachers and students, each time more critical and reflective.
Keywords: Gênero textual artigo de opinião
Artigo de opinião
Leitura
Escrita
Planejamento didático
Ensino de língua portuguesa
Proposta pedagógica - ensino de língua portuguesa
Textual genre opinion article
Opinion article
Reading
Writing
Didactic planning
Portuguese language teaching
Pedagogical proposal - Portuguese language teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTHA DE LIMA SILVA GREGÓRIO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfMartha de Lima Silva Gregório - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2015.700.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.