Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGREGÓRIO, M. L. .S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0677169651032856pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896pt_BR
dc.contributor.referee1PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.description.resumoDiante da realidade da difusão e propagação dos gêneros textuais, as novas propostas didáticas de ensino de Língua Portuguesa – aquelas vinculadas às práticas sociais de linguagem – passaram a ampliar as formas de trabalhar o texto em sala de aula. Desta maneira, o professor se depara com subsídios de grande importância para trabalhar a relação entre leitura e escrita. E como pensar nessa relação pedagogicamente falando? Como planejar aulas de Língua Portuguesa que tenham como fundamento a natureza sociointeracionista da leitura e da escrita? O presente trabalho parte da seguinte questão-problema: como abordar o artigo de opinião em sala de aula de modo a contribuir com o ensino de Língua Portuguesa mais aproximado de uma concepção sociointeracionista? Para responder esse questionamento temos como objetivo geral apresentar uma proposta didática para turmas do ensino médio com ênfase no estudo discursivo do gênero textual artigo de opinião. No que se refere aos objetivos específicos, elencamos: apresentar subsídios de trabalho em sala de aula eficazes para a prática da leitura e da escrita, dentro de uma perspectiva argumentativa da linguagem, e desenvolver uma abordagem a respeito da temática Corrupção no Brasil no contexto escolar. Nos fundamentamos em autores como Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch e Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: Ensino Médio (1999) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006). Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre gêneros textuais e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos do ensino médio, cada vez mais, críticos e reflexivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleO gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática.pt_BR
dc.date.issued2015-03-17
dc.description.abstractFaced with the reality of diffusion and spread of genres, new educational proposals of Portuguese Language teaching - those linked to the language of social practices - have been expanding the ways of working the text in the classroom. In this way, the teacher is faced with very important benefits to work the relationship between reading and writing. And how to think this relationship pedagogically speaking? Planning Portuguese classes that have as basis a sociointeractionist nature of reading and writing? This study of the question-problem: how to approach the opinion piece in the classroom in order to contribute to the closest Portuguese Language teaching a sociointeractionist design? To answer this question we have as main objective to present a didactic proposal for high school classes with an emphasis on discursive study of the genre opinion piece. As regards the specific objectives, we list: present work subsidies in effective classroom to the practice of reading and writing, within an argumentative perspective of language, and develop an approach about the issue Corruption in Brazil in the school context . We based on authors such as Antunes (2008), Bakhtin (2010), Oliveira (2010), Koch and Elias (2011; 2010), Reinaldo (2007), Dolz; Noverraz and Schneuwly (2004), among others, as well as in the National Curricular Parameters for Portuguese Language: Secondary (1999) and the Curriculum Guidelines for Secondary Education (2006). Because it is a didactic proposal from the point of view of results, the study contributes to reflections that promote discussions on the relationship between genres and contemporary teaching Portuguese, with a view to forming high school teachers and students, each time more critical and reflective.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603
dc.date.accessioned2023-01-04T12:40:10Z
dc.date.available2023-01-04
dc.date.available2023-01-04T12:40:10Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero textual artigo de opiniãopt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPlanejamento didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectProposta pedagógica - ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectTextual genre opinion articlept_BR
dc.subjectOpinion articlept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectDidactic planningpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical proposal - Portuguese language teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGREGÓRIO, Martha de Lima Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe opinion article genre and contemporary Portuguese language teaching: a didactic proposal.pt_BR
dc.identifier.citationGREGÓRIO, Martha de Lima Silva. O gênero artigo de opinião e o ensino contemporâneo de língua portuguesa: uma proposta didática. 2015. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28603pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTHA DE LIMA SILVA GREGÓRIO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfMartha de Lima Silva Gregório - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2015.700.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.