Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTEIXEIRA, L. S. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1FARIAS, Washington Silva de.-
dc.contributor.advisor1IDFARIAS, W. S.pt_BR
dc.contributor.referee1CARNEIRO, Ana Paula Sarmento.-
dc.contributor.referee1IDCARNEIRO, A. P. S.pt_BR
dc.contributor.referee2BEZERRA, Maria Auxiliadora.-
dc.contributor.referee2IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga as relações estabelecidas entre língua, ensino e variação no contexto de sala de aula, a partir da análise do discurso de alunos do ensino fundamental II. Estabelecemos como objetivo analisar atividades de variação linguística a fim de compreender como se constitui e se modifica o imaginário dos alunos sobre a língua e sua heterogeneidade. Partindo dessa questão, traçamos dois objetivos específicos para a pesquisa: identificar os imaginários prévios dos alunos sobre a língua e sua heterogeneidade e verificar se esses imaginários se modificam e de que maneira após trabalho pedagógico sobre variação realizado em uma turma de 6º ano de uma escola da rede particular de ensino. Para fundamentar a análise de nossa pesquisa contamos com as contribuições teóricas dos estudos da Análise de Discurso (ORLANDI, 1998, 2012); CAUDURO, 2011) e dos estudos sociolinguísticos (BAGNO, 2005, 2007; BORTONNI-RICARDO, 2004, 2005). A coleta de dados resultou da aplicação de um questionário e três atividades sobre variação (diatópica, diastrática e diafásica), estas respondidas duas vezes pelos alunos, antes e depois das aulas sobre variação. Os resultados obtidos evidenciaram que os imaginários dos alunos de nossa pesquisa estão em movimento, isso se justifica pelo fato de que suas filiações de língua antes das atividades eram predominantemente tradicional gramatical normativa e a comunicacional, e, após, as atividades houve uma inversão significativa, passando os alunos a se filiarem a uma perspectiva sociointeracional ou discursiva da língua, predominantemente. Esses resultados comprovam que os imaginários dos alunos estão em construção e reconstrução e que suas identidades estão sendo constituídas a partir de dizeres heterogêneos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleA heterogeneidade da língua na escola: o discurso de alunos de língua portuguesa do fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis paper investigates the relations between language, education and change in the context of the classroom, from the analysis of interviews with elementary school students II. Established to analyze linguistic variation of activities in order to understand how it is and changes the minds of students about language and its heterogeneity. From this question, we draw two goals for research: identifying the previous imaginary students about language and its heterogeneity and verify that these imaginary are modified and how after pedagogical work on changes made in a class of 6th year of a school private school. To support the analysis of our research we rely on the theoretical contributions of studies of Discourse Analysis ( Orlandi, 1998 2012) ; CAUDURO , 2011) ; sociolinguistic studies ( BAGNO , 2005, 2007 ; BORTONNI - RICARDO , 2004, 2005 ) Data collection resulted from a questionnaire and three activities about variation (diatopical , diastrática and diafásica ) , they answered twice by the students before and after school on variation. The results showed that the imaginary of our research students are on the move, this is justified by the fact that their language affiliations before the activities were predominant in traditional membership rules and communication, and after the activities there was a significant reversal, passing students had joined one sociointeracional language or discursive perspective, predominantly. These results prove that the imaginary students are under construction and reconstruction and that their identities are constituted from heterogeneous sayings.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28604-
dc.date.accessioned2023-01-04T12:42:01Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T12:42:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental II - língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesa - ensino fundamental IIpt_BR
dc.subjectHeterogeneidade da língua na escolapt_BR
dc.subjectAlunos do ensino fundamental II - língua portuguesapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEstudos sociolinguísticospt_BR
dc.subjectImaginário de alunos - língua portuguesapt_BR
dc.subjectVariação diafásicapt_BR
dc.subjectVariação diastráticapt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectLinguagem no discursopt_BR
dc.subjectElementary School II - Portuguese languagept_BR
dc.subjectPortuguese language teaching - elementary school IIpt_BR
dc.subjectLanguage heterogeneity at schoolpt_BR
dc.subjectElementary school students II - Portuguese languagept_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectMother tongue teachingpt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subjectSociolinguistic studiespt_BR
dc.subjectStudents' imaginary - Portuguese languagept_BR
dc.subjectDiaphasic variationpt_BR
dc.subjectDiastratic variationpt_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectLanguage in speechpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTEIXEIRA, Lucilene da Silva Fernandes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe heterogeneity of language at school: the discourse of Portuguese-speaking elementary II students.pt_BR
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Luciene da Silva Fernandes. A heterogeneidade da língua na escola: o discurso de alunos de língua portuguesa do fundamental II. 2014. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28604pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCILENE DA SILVA FERNANDES TEIXEIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdf Lucilene da Silva Fernandes Teixeira - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2014511.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.