Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605
Title: As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental.
Other Titles: Additive coordinating conjunctions in elementary school Portuguese textbooks.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Tassiana Braga.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Aloísio de Medeiros.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Maria Angélica de.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa;Portuguese language textbook;Análise de livro didático - língua portuguesa;Textbook analysis - Portuguese language;Conjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesa;Coordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooks;Eixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNs;Teaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNs;Programa Nacional do Livro Didático - PNLC;National Textbook Program - PNLC;Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN;National Curriculum Parameters - PCN
Issue Date: 25-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Tassiana Braga. As conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia é resultado de uma pesquisa descritivo-analítica que teve como objetivo analisar a disposição teórico-metodológica das conjunções coordenativas aditivas em livros didáticos de português do ensino fundamental. Para isso, coletamos cinco exemplares de diferentes autores e editoras a partir da segunda metade da década de 2000 que foram escolhidos segundo a presença do tópico gramatical a ser estudado. Assim, duas coleções são do 8º ano e três do 9º ano. Nossa pesquisa de caráter essencialmente documental está dividida em quatro capítulos, quais sejam: o primeiro e o segundo capítulo estão voltados para a nossa fundamentação teórica que foca, no primeiro momento, os estudos descritivos sobre as conjunções e as construções coordenativas aditivas, sendo levados em conta a abordagem tradicional de Bechara (2002 e 2005), Cunha e Cintra (2010) e Garcia (1992), e a abordagem funcional de Neves (2000), Azeredo (2008) e Castilho e Elias(2012) em suas respectivas gramáticas; e no segundo momento, a oficialização do eixo de ensino reflexão sobre a língua, apresentando as contribuições da academia, do Programa Nacional do Livro Didático e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para o uso reflexivo da língua e da linguagem; no terceiro capítulo, mostramos quais os aspectos metodológicos da nossa pesquisa e nossos procedimentos de análise; e no último capítulo, a nossa análise de dados, dando importância ao enfoque teórico-metodológico adotado no ensino das conjunções aditivas pelas coleções selecionadas, este capítulo está subdividido em: a) identificação da perspectiva teórica subjacente ao objeto de ensino; b) relação entre a denominação da seção e perspectiva teórica; e c) caracterização do encaminhamento metodológico adotado para o ensino das conjunções coordenativas aditivas. Como principais resultados, constatamos que, com o desenvolvimento da linguística, as coleções em análise, publicadas a partir da segunda metade do ano 2000, apresentam tendência para a descrição tradicional, ampliada, de uma ou de outra forma, pelos estudos linguísticos. No que diz respeito às formas metodológicas de ensino desse tópico, os resultados apontam para uma hibridez da reflexão metalinguística com a reflexão epilinguística.
Keywords: Livro didático de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Análise de livro didático - língua portuguesa
Textbook analysis - Portuguese language
Conjunções coordenativas e aditivas - livros didáticos de língua portuguesa
Coordinating and additive conjunctions - Portuguese language textbooks
Eixo de ensino - reflexão sobre a língua - PNLC e PCNs
Teaching axis - reflection on the language - PNLC and PCNs
Programa Nacional do Livro Didático - PNLC
National Textbook Program - PNLC
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
National Curriculum Parameters - PCN
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28605
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TASSIANA BRAGA RODRIGUES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdfTassiana Braga Rodrigues - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20156.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.