Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28606
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDATAÍDE, M. B. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Maria Auxiliadora.-
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee1PATRIOTA, Maria Lucilene.-
dc.contributor.referee1IDPATRIOTA, M. L.pt_BR
dc.contributor.referee2REINALDO, Maria Augusta.-
dc.contributor.referee2IDREINALDO, M. A.pt_BR
dc.description.resumoDurante as décadas de 1980 e 1990, o ensino da educação básica foi alvo de críticas por parte dos linguistas a respeito do ensino da gramática tradicional (GT). Em várias pesquisas publicadas nesse período, houve novas propostas e direcionamentos sobre como ensinar a língua portuguesa, sem se deter apenas na GT. Visto que as pesquisas linguísticas não conseguiram propor um conjunto de possibilidades de ensino que, de fato, substituísse a GT, passadas as décadas de 80 e 90 do século XX, vemos que, a partir dos anos 2000, ocorre uma volta aos estudos gramaticais identificada em pesquisas de Linguística Aplicada (LA). As pesquisas continuaram e de 2006 a 2013 as críticas permaneceram, porém com um olhar diferente sobre este ensino tradicional abordado no ensino da língua portuguesa. Os objetivos deste trabalho é mostrar a posição que a LA tem a respeito do ensino da GT na educação básica; identificar pesquisas na área de LA cujo objeto de estudo é a GT; descrever os resultados encontrados nessas pesquisas identificadas no objetivo 1; e, por fim, apresentar as sugestões propostas pelos autores dessas pesquisas, a respeito desse ensino de gramática. Para subsidiar a discussões, foram analisados os seguintes livros: Muito Além da Gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho de Irandé Antunes (2007); Gramática Pedagógica do Português Brasileiro de Marcos Bagno (2012); Oficina de gramática – metalinguagem para principiantes de Angela B. Kleiman e Cida Sepulveda (2012); Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática de Luiz Carlos Travaglia (2006); Gramática: Ensino Plural de Luiz Carlos Travaglia (2011); e, por fim, um capítulo do livro Ensino de Gramática: descrição e uso organizado pelas autoras, Sílvia Figueiredo Brandão e Sílvia Rodrigues Vieira que tem como título ”Classes de palavras” da autora Maria Aparecida de Pinilla (2013,), tendo como critério de seleção a presença da expressão “gramática tradicional”, ou “gramática normativa”, ou “estudos gramaticais”, ou “ensino de gramática tradicional ou normativa”, ou “gramática” no título dessa produção. Os resultados da análise foram os seguintes: todos os autores analisados são a favor do ensino da GT desde que este ensino seja voltado para a reflexão; em relação à nomenclatura (NGB), verificamos que há autores que são contra o seu ensino e outros que são a favor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleLinguística aplicada e ensino de língua portuguesa: revisitando a gramática tradicional.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28606-
dc.date.accessioned2023-01-04T12:50:46Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T12:50:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectGramática tradicionalpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino da gramática tradicionalpt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectTraditional grammarpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectTraditional grammar teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorATAÍDE, Maria Betânia da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApplied linguistics and Portuguese language teaching: revisiting traditional grammar.pt_BR
dc.identifier.citationATAÍDE, Maria Betânia da Costa. Linguística aplicada e ensino de língua portuguesa: revisitando a gramática tradicional. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28606pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA BETÂNIA DA COSTA ATAÍDE - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2014.pdfMaria Betânia da Costa Ataíde - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20144.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.