Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28607
Title: Gêneros argumentativos no livro didático de língua portuguesa: um estudo sobre a arquitetura do folhado textual.
Other Titles: Argumentative genres in Portuguese language textbooks: a study on the architecture of textual pastry.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Saionara Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: XAVIER, Manassés Morais.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Linduarte Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PATRIOTA, Luciene Maria.
Keywords: Gêneros argumentativos;Argumentative genres;Livro didático de língua portuguesa;Portuguese language textbook;Análise de livro didático - língua portuguesa;Textbook analysis - Portuguese language;Estratos do Folhado Textual;Textual Sheet Layers;Interacionismo sociodiscursivo;Sociodiscursive interactionism;Ensino médio - livro didático de português;High school - Portuguese textbook;Gênero textual resenha;Review textual genre;Gênero textual artigo de opinião;Textual genre opinion article;Artigo de opinião;Opinion article;Resenha;Review;Coleção Português: contexto, interlocução e sentido - Aburre e Pontara;Portuguese Collection: context, interlocution and meaning - Aburre and Pontara;Argumentação;Argumentation;Escrita;Writing
Issue Date: 1-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Saionara Ferreira. Gêneros argumentativos no livro didático de língua portuguesa: um estudo sobre a arquitetura do folhado textual. 2015. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28607
???metadata.dc.description.resumo???: Apresentamos nessa pesquisa documental, no tocante ao ensino de escrita, a análise de dois gêneros argumentativos, a saber, resenha e artigo de opinião, inseridos em uma coleção de livros didáticos do ensino médio que tem como título Português: Contexto, interlocução e Sentido, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, da Editora Moderna. A questão norteadora da pesquisa é: Partindo dos estudos de Bronckart (2012) a respeito da arquitetura textual dos gêneros, que estratos do folhado textual - infraestrutura geral do texto, mecanismos de textualização e mecanismos enunciativos - são encontrados na abordagem dos gêneros resenha e artigo de opinião em uma coleção de livros didáticos do ensino médio? Para responder a essa questão, temos o seguinte objetivo geral: identificar as marcas dos estratos do folhado textual na abordagem dos referidos gêneros na coleção em análise. Como objetivos específicos, destacamos: verificar a(s) concepção(ões) de ensino da escrita na seção de produção de textos argumentativos no livro didático em análise; identificar o impacto da presença dos estratos do folhado textual para o ensino de escrita de gêneros e contribuir com reflexões que tenham como foco a perspectiva sociointeracionista de ensino de escrita no contexto do ensino médio. O fato de trabalharmos com esse objeto de pesquisa se torna relevante pela ocorrência de analisarmos a forma como está sendo utilizada a abordagem desses gêneros em coleções atuais de livros didáticos do ensino médio. Como embasamento teórico nos encaminhamos pelos estudos de Bronckart (2012), Bazermam (2011), Garcez (2004), Xavier (2009), Patriota (2011), B. Marcuschi (2012), dentre outros. Os resultados obtidos nos permitem concluir que há nos livros didáticos ora analisados a presença dos estratos do folhado textual defendidos por Bronckart, o que nos possibilita aproximar tais livros analisados de uma perspectiva sociointeracionista, apesar de encontrarmos neles algumas falhas como questões de atividades apenas de reconhecimento e de identificação linguística, apresentar dois gêneros e trabalhar apenas com um. Os dados evidenciam que a presença dos estratos do folhado aproxima o trabalho com a escrita de gêneros argumentativos no espaço escolar à uma perspectiva sociointeracionista de língua.
Abstract: We present in this documentary research, according to the teaching writing, the analysis of two argumentative genres, namely, the review and the opinion article, inserted in a collection of high school textbooks who have as title “Português: contexto, interlocução e sentido”, by the authors Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadette M. Abaurre and Marcela Pontara, the Modern Publisher. Starting from the Bronckart studies (2012) at about the architecture of textual genres that textual rolling strata - infrastructure general text, textualization mechanisms and enunciative mechanisms - are found in approach to review genres and opinion piece in a collection of textbooks high school? From that question, we obtained the following general objective: to identify the architecture of textual genres that textual rolling strata in teaching collection analyzed. And consequently, the specific objectives: to Verify the conceptions the writing teaching of the argumentative texts production section in a Textbook of Portuguese; Identify the impact of textualization mechanisms for gender writing teaching and contribute with reflections that focus on the sociointeractionist prospect of teaching writing at the high school level. The fact that made us work with this research subject is that it is relevant for the occurrence of analyze how authors are using the approach of these genres in current collections of textbooks of high school. As theoretical basis we are headed for the study Bronckart (2012), Bazermam (2011), Garcez (2004), Xavier (2009), Patriota (2011), B. Marcuschi (2012), among others. The results allow us to conclude that there is, in the textbooks now analyzed, the presence of textualization mechanisms advocated by Bronckart, which enables us to approach such analyzed books in a sociointeractionist perspective, although we found some flaws as just recognition activities issues and linguistic identification, and present two genders and work as only one. The data show that the presence of textualization mechanisms approaches the work with writing argumentative genres at school at one sociointeractionist perspective of language.
Keywords: Gêneros argumentativos
Argumentative genres
Livro didático de língua portuguesa
Portuguese language textbook
Análise de livro didático - língua portuguesa
Textbook analysis - Portuguese language
Estratos do Folhado Textual
Textual Sheet Layers
Interacionismo sociodiscursivo
Sociodiscursive interactionism
Ensino médio - livro didático de português
High school - Portuguese textbook
Gênero textual resenha
Review textual genre
Gênero textual artigo de opinião
Textual genre opinion article
Artigo de opinião
Opinion article
Resenha
Review
Coleção Português: contexto, interlocução e sentido - Aburre e Pontara
Portuguese Collection: context, interlocution and meaning - Aburre and Pontara
Argumentação
Argumentation
Escrita
Writing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28607
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAIONARA FERREIRA ALVES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfSaionara Ferreira Alves - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20154.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.