Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28610
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, S. F. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211915986381254pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Aloísio de Medeiros.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108640517726697pt_BR
dc.contributor.referee1CARNEIRO, Ana Paula Sarmento.-
dc.contributor.referee1IDCARNEIRO, A. P. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9572257868187885pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Tássia Tavares de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, T. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2099125288463182pt_BR
dc.description.resumoAs pesquisadoras Chanine; JazdzewskI (2000, apud BATISTA, p. 3) comentam os comportamentos femininos em momento de conflitos mundiais: a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Elas apontam que, no período da Primeira Guerra (1914-1918) as mulheres adotaram uma postura muito independente, quando se viram, pela primeira vez, sozinhas e com deveres de cuidar de suas casas e de seus filhos. Já no período posterior a Segunda Guerra (1939-1945), as mulheres assumiram uma postura completamente diferente, pois pensava estar trazendo de volta os bons ares e a beleza para as suas casas. Assim, deixaram de lado o espírito independente dos anos 20 e buscaram cada vez mais a elegância, bem como enfatizaram a importância do casamento. As tarefas domésticas também eram tidas como prazerosas, graças às novas tecnologias. Apesar do glamour exaltado nessa época, Chanine; JazdzewskI (op. cit.; p. 4) ressaltam que esse período de luxo e beleza não duraria muito tempo, visto que, no início dos anos 60, as mulheres voltariam a buscar seu espaço na sociedade, fortalecendo assim o movimento feminista. Uma representante dessa nova atmosfera femina inserida é a escritora e poetisa Adalgisa Nery, que, dentre diversos livros dedicados à poesia, publica, em 1959, o seu primeiro romance A imaginária. Acreditamos que, os aspectos históricos anteriormente apresentados se fazem importante para entendermos a atmosfera social na qual a escritora encontrava-se ao publicar seu romance. Considerando os aspectos anteriormente apresentados, desenvolvemos o seguinte questionamento: Como se constitui discursivamente o sujeito feminino, em A imaginária, de Adalgisa Nery? Para conseguir responder à pergunta norteadora de nossa pesquisa, elencamos o objetivo geral de analisar os discursos sobre a mulher no romance referido. Além disso, temos como objetivos específicos observar como se constitui, discursivamente, através das formações discursivas, o sujeito feminino, no romance A imaginária, de Adalgisa Nery e verificar os efeitos de sentido que produzem o sujeito feminino, no romance em questão. Para tanto, iremos nos basear nos conceitos de Bakhtin (1993), Dantas (2001) e Maingueneau (2006) para dissertar sobre o discurso literário; também contemplamos aspectos da teoria de Pêcheux (1988) e Orlandi (1988; 1993) a fim de abordar aspectos referentes à constituição de sujeito e de formações discursivas. Acreditamos que o posicionamento da mulher nos anos 60 reverbera para a posição atual da mulher na sociedade contemporânea. A obra de Adalgisa Nery narra, ainda que subjetivamente, uma visão reflexiva da mulher, que expressa discursos, e que está em luta interior e por isso foge do estereótipo de “mulher do lar”, para a qual a casa e o marido fornecem toda a felicidade e realização feminina. Estudar a obra de Adalgisa Nery, sob a ótica discursiva, nos faz entender a história da mulher, bem como a participação das transformações sociais na construção da mulher do século XXI, que agora se constitui como sujeito na sociedade, e pode lutar por direitos igualitários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística Literaturapt_BR
dc.titleO discurso feminino em A Imaginária de Adalgisa Nery: as formações discursivas que constituem o sujeito feminino.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe researchers Chanine; JazdzewskI (2000 apud BATISTA, p. 3) coment about women's behavior at a time of world wars: the First and Second World War. They point out that in the period of the World War I (1914-1918) women have adopted a very independent stance when they saw themselves alone for the first time with duties to take care of their homes and their children. In the period after the World War II (1939-1945), women took a completely different approach, longed to bring back the good air and the beauty to their homes. So, they let the independent spirit of the 20s and sought increasingly elegance and emphasized the importance of marriage. Household chores were also seen as pleasant, thanks to the new technologies. Despite the exalted glamor of that time Chanine; JazdzewskI (op.cit.; p. 4) point out that this period of luxury and beauty did not last long, since in the early 60s, women would return to seek their place in society, thus strengthening the feminist movement. A representative example of this new atmosphere where the woman was inserted is the writer and poetess Adalgisa Nery, who, among many books devoted to poetry, published in 1959, her first novel A imaginária. We believe that the historical aspects presented before are important to understand the social atmosphere of the time that the writer published her novel. Considering the aspects previously presented, we have developed the following question: How is the female subject discursively constituted in A imaginária, by Adalgisa Nery? To be able to answer the central question of our research, we list the general purpose of analyzing the speeches on women in that novel. Also, we have the following objectives: to observe how the female subject in the novel A imaginária, Adalgisa Nery is discursively formed through the discursive formations, and verify the effects of meaning that produce the female subject, in that novel. We will build on the concepts of Bakhtin (1993), Dantas (2001) and Maingueneau (2006) to lecture on literary discourse; we also contemplate aspects of Pêcheux theory (1988) and Orlandi (1988, 1993) in order to address aspects related to the constitution of subject and discursive formations. We believe that the position of women in the 60s reverberates to the current position of women in contemporary society. We believe that the work of Adalgisa Nery recounts, though subjectively, a reflective view of women, expressing speeches, and is in inner struggle and so escapes the stereotype of "home‟s woman," for which the house and her husband provide all the happiness and female accomplishment. Study the work of Adalgisa Nery, under the discursive view, makes us understand the history of women and the participation of social changes in construction to woman of the century, now it is constituted in society, and so can actively express your voice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28610-
dc.date.accessioned2023-01-04T17:44:17Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T17:44:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDiscurso femininopt_BR
dc.subjectFemale speechpt_BR
dc.subjectA Imaginária - Adalgisa Nerypt_BR
dc.subjectThe Imaginary - Adalgisa Nerypt_BR
dc.subjectAdalgisa Nery - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAdalgisa Nery - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectSujeito femininopt_BR
dc.subjectFemale subjectpt_BR
dc.subjectFormações discursivaspt_BR
dc.subjectDiscursive formationspt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - romancept_BR
dc.subjectBrazilian Literature - Romancept_BR
dc.subjectRomance brasileiro - A Imaginária - Adalgisa Nerypt_BR
dc.subjectBrazilian novel - The Imaginary - Adalgisa Nerypt_BR
dc.subjectDiscurso literáriopt_BR
dc.subjectLiterary speechpt_BR
dc.subjectConstituição discursiva do sujeitopt_BR
dc.subjectSubject's discursive constitutionpt_BR
dc.subjectMulher - década de 50 - Brasilpt_BR
dc.subjectWoman - 50's - Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Samyra Ferreira Ramos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe female discourse in Adalgisa Nery's The Imaginary: the discursive formations that constitute the female subject.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Samyra Ferreira Ramos. O discurso feminino em A Imaginária de Adalgisa Nery: as formações discursivas que constituem o sujeito feminino. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28610pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMYRA FERREIRA RAMOS RODRIGUES - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2015.pdfSamyra Ferreira Ramos Rodrigues - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2015493.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.