Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, S. K. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Aloísio de Medeiros.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, A. M.pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Carmen Verônica de Almeida Ribeiro.-
dc.contributor.referee1IDNÓBREGA, C. V. A. R.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca refletir, a partir de estudos das representações de língua, de norma e de reflexão linguística que informam a prática escolar, se propostas de ensino de gramáticas presentes na literatura são eficazes para o aprendizado de gramática em aulas de língua portuguesa. Considerando as críticas ao ensino tradicional de língua, analisam-se tentativas de responder a novas demandas que se alicerçam na ideia de que, reconhecendo as impropriedades teóricas e metodológicas da gramática tradicional, é necessário propor uma gramática que incorpore os avanços da ciência linguística, ou de uma nova forma de aproximação da tradição gramatical. Como arcabouço teórico que sustenta este trabalho, pode-se contar com as reflexões sobre o ensino de gramática realizadas por Bechara (1992), Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). Pela leitura dos autores estudados, é possível encontrar regularidades significativas entre aqueles que criticam a gramática tradicional ou o modo como esta é ensinada. Em nossa pesquisa, propomo-nos pensar essas diferentes alternativas e sugerir algumas. O trabalho é de natureza teórica e de recenseamento crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleGramática: ensino e propostas.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis research sought to investigate, based upon representative language, normative and reflexive studies that inform the teaching practice, if the teaching proposals concerning the grammar found in the literature are effective for grammar learning in Portuguese lessons. Taking into consideration the criticism regarding the traditional language teaching, we analyze attempts to meet the new demands that are founded in the idea that, the recognition of theoretical and methodological inadequacies in relation to the traditional grammar, makes it necessary to present a grammar that assimilates the advances of Linguistics or a new way to approach the traditional grammar. As theoretical framework to support this research, we present Bechara’s (1992) reflections on grammar teaching, Câmara Jr. (1970), Hauy (1987), Lemle (1989), Perini (1995) e Travaglia (1997). As we read the authors previously mentioned, it is possible to find significant regularities among those who criticize the traditional grammar or the manners in which it is taught. In our research, we intend to think about these alternative differences and suggest some others. This work presents a critical survey and is of theoretical nature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611-
dc.date.accessioned2023-01-04T18:25:59Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T18:25:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGramática - língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de gramática - língua portuguesapt_BR
dc.subjectProposta de ensino de gramática - língua portuguesapt_BR
dc.subjectAulas de língua portuguesa - gramáticapt_BR
dc.subjectGrammar - Portuguese languagept_BR
dc.subjectGrammar teaching - Portuguese languagept_BR
dc.subjectGrammar teaching proposal - Portuguese languagept_BR
dc.subjectPortuguese language classes - grammarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Suellen Kamilla Anselmo da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGrammar: teaching and proposals.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Suellen Kamilla Anselmo da. Gramática: ensino e propostas. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28611pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUELLEN KAMILLA ANSELMO DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA POSTUGUESA CH 2015.pdfSuellen Kamilla Anselmo da Silva - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2015267.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.