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Title: A antropofagia literária de Caetano Veloso: uma devoração da literatura brasileira.
Other Titles: Caetano Veloso's literary anthropophagy: a devouring of Brazilian literature.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Willy Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRANCO, José Mário da Silva.
Keywords: Caetano Veloso - crítica e interpretação;Antropofagia literária - Caetano Veloso;Literatura brasileira - antropofagia;Antropofagia Oswaldiana;Oswald de Andrade - Antropofagia;Compositor brasileiro - Caetano Veloso;Músico brasileiro - Caetano Veloso;Música Popular Brasileira - Caetano Veloso;Períodos literários;Periodização da literatura;Caetano Veloso - criticism and interpretation;Literary anthropophagy - Caetano Veloso;Brazilian Literature - Anthropophagy;Oswaldian Anthropophagy;Brazilian composer - Caetano Veloso;Brazilian musician - Caetano Veloso;Brazilian Popular Music - Caetano Veloso;Literary periods;Literature periodization
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Willy Nascimento. A antropofagia literária de Caetano Veloso: uma devoração da literatura brasileira. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28613
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa propõe, por meio de um estudo bibliográfico, uma reinterpretação da antropofagia oswaldiana, compreendida aqui enquanto teoria de apropriação. Ao passo que num momento inicial a corrente lançada por Oswald de Andrade propugnava a digestão nacionalizante das culturas estrangeiras, retomamos a Antropofagia como uma “metáfora” para a catalisação criativa da informação produzida pelo outro. Essa concepção da antropofagia oswaldiana nos permite assumir a própria brasilidade como alimento do artista antropófago. Dessa maneira, a brasilidade a ser devorada é representada, nesse trabalho, pela nossa literatura e suas maneiras de se fazer no decorrer do tempo. Como objeto de estudo, lançamos mão da obra de Caetano Veloso, entendida como antropófaga na medida em que manifesta características de estéticas de diferentes momentos literários. Visando uma leitura mais objetiva, a periodização adotada para descrever a história da literatura brasileira abrange um intervalo que vai do barroco ao concretismo, excetuando-se o chamado “prémodernismo” por falta de precisão conceitual. Além disso, defende-se, de antemão, que a canção popular dispõe de elementos próprios do texto poético, analisáveis à luz da crítica literária. Assim sendo, as canções escolhidas para compor nosso corpus serão analisadas enquanto textos, evidenciando-se seus aspectos rítmicos, métricos, imagéticos, gramaticais, sintáticos, dentre outros. Entretanto, não estamos diante de uma pesquisa de cunho estruturalista, trata-se de uma leitura primeira a ser feita para se alcançar uma interpretação maior. Caetano Veloso se apropria da literatura brasileira, assimilando o que nela há de produtivo, para criar, de maneira autêntica, um objeto novo, um cancioneiro plurissignificativo cujos elementos estéticos sumarizam a arte nacional como um todo.
Abstract: Through a bibliographical review this research study proposes a reinterpretation of Oswaldian anthropophagy regarded as a theory of appropriation. Considering that in an initial moment Oswald de Andrade’s trend advocated the nationalizing digestion of foreign cultures, the Anthropophagy metaphor has been utilized to the creative catalysis of information produced by the other. This idea of Oswaldian anthropophagy allows us to assume Brazilianness itself as a kind of food for the anthropophagic artist. In this study, the Brazilianness to be eaten up is depicted by our literature and its possibilities throughout the passing of time. As a study object, we have analyzed Caetano Veloso’s works which are said to be anthropophagic since they own aesthetic features from different literary schools. In order to engender an objective reading, the periodization adopted to describe the history of Brazilian literature covers an interval from Baroque to Concretism, disregarding Premodernism due to the lack of conceptual precision. Furthermore, it is initially defended that folksong affords typical characteristics of poetry which may be analyzed in light of literary criticism. Thus, the chosen songs for this corpus will be analyzed as texts, evidencing aspects such as, rhythm, meter, image, grammar, syntax and so forth. However, this research should not be seen as structural one. It is an initial reading to achieve a greater interpretation. Caetano Veloso himself utilizes Brazilian literature, assimilating the productive aspects in order to create a new object in an authentic way that is a multi-meaningful collection songbook whose aesthetic elements summarize the national art as a whole.
Keywords: Caetano Veloso - crítica e interpretação
Antropofagia literária - Caetano Veloso
Literatura brasileira - antropofagia
Antropofagia Oswaldiana
Oswald de Andrade - Antropofagia
Compositor brasileiro - Caetano Veloso
Músico brasileiro - Caetano Veloso
Música Popular Brasileira - Caetano Veloso
Períodos literários
Periodização da literatura
Caetano Veloso - criticism and interpretation
Literary anthropophagy - Caetano Veloso
Brazilian Literature - Anthropophagy
Oswaldian Anthropophagy
Brazilian composer - Caetano Veloso
Brazilian musician - Caetano Veloso
Brazilian Popular Music - Caetano Veloso
Literary periods
Literature periodization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28613
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

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