Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, A. G. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1773968213602939pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Rosângela de Melo.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, R. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5027089401828835pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.contributor.referee1IDALVES, J. H. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho buscou-se analisar e expor a importância da contação de histórias para aprendizagem na Educação Infantil e verificar alguns efeitos das narrativas orais, ou seja, as possibilidades decorrentes para a formação de alunos-leitores e, através das observações, descobrir se o desempenho do professor durante a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. A parte da pesquisa dos dados foi desenvolvida em um ambiente escolar na Unidade de Educação infantil da UFCG com alunos de Educação Infantil com faixa etária de dois a cinco anos. Através dos resultados deste estudo foi possível reconhecer que a contação de histórias é uma estratégia importante na formação do leitor, garantindo para criança o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de um sujeito critico e reflexivo. Para a nossa discussão recorreu-se aos estudos de alguns autores a respeito do tema, são eles: Abramovich (2006 e 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo e Maria Rosa D. Oliveira (1986), como também de alguns artigos de Ana Claúdia Ramos (2011). Ambos privilegiam a contação de histórias, destacando como uma prática que deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar para potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória, o gosto pela leitura e outras habilidades humanas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística Educaçãopt_BR
dc.titleA contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616-
dc.date.accessioned2023-01-04T18:56:07Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T18:56:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectHistórias infantispt_BR
dc.subjectChildren's storiespt_BR
dc.subjectUnidade de Educação Infantil - UFCGpt_BR
dc.subjectChild Education Unit - UFCGpt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectNarrativas orais - literatura infantilpt_BR
dc.subjectOral narratives - children's literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling at the UFCG Early Childhood Education Unit.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Gerlany Diniz de Araujo. A contação de histórias na Unidade de Educação Infantil da UFCG. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28616pt_BR
dc.description.resumenNeste trabajo se buscó analizar y mostrar la importancia del contar historias para aprendizaje en la Educación Infantil y verificar algunos efectos de las narrativas orales, o sea, las posibilidades decurrentes para la formación de alumnos-lectores, y a través de las observaciones descubrir se lo desempeño del profesor durante el contar de historias influencia lo interés del alumno en hacer lecturas de otros libros. Situándose en el campo de las observaciones cualitativas, por siguientes descriptivas e interpretativas. La parte de la pesquisa de los datos fue desarrollada en un ambiente educacional en la Unidad de Educación infantil de la UFCG, con alumnos de la Educación Infantil con el nivel etario de dos a cinco años. A través de los resultados de ese estudio, fue posible demonstrar el contar de historias como más una estrategia importante en la formación del lector garantizando para el niño el enriquecimiento do proceso educacional por una perspectiva que valoriza la constitución de un sujeto crítico y reflexivo. Para nuestra discusión fue recorrido a estudios de algunos autores, por ejemplo: Abramovich (2006 y 2007), Busatto (2006), Zilberman (1994), Maria José Palo y Maria Rosa D. Oliveira (1986), como también de algunos artículos de Ana Claúdia Ramos (2011). Todos privilegian el contar de historias, destacando como una práctica que debe ser valorada y desarrollada en medio escuelar para potencializar la imaginación, el lenguaje, la atención, la memoria, el placer por la lectura y otras habilidades humanas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA GERLANY DINIZ DE ARAÚJO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfAna Gerlany Diniz de Araújo - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2016742.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.