Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28617
Title: Capacidades de linguagem em atividades de leitura de livro didático do Ensino Fundamental II.
Other Titles: Language skills in Elementary School II textbook reading activities.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Elane Cristina Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
Keywords: Capacidades de linguagem - atividades de leitura;Livro didático de língua portuguesa;Interacionismo sociodiscursivo;Leitura - ensino;Ensino de leitura;Language skills - reading activities;Portuguese language textbook;Sociodiscursive interactionism;Reading - teaching;Reading teaching
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Elane Cristina Araújo. Capacidades de linguagem em atividades de leitura de livro didático do Ensino Fundamental II. 2016. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28617
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia tem como objetivo analisar a exploração das capacidades de linguagem, definidas como aptidões requeridas para realização de um texto em uma determinada situação de interação, verificando a ocorrência dessas capacidades em atividades de leitura propostas por livro didático de Língua Portuguesa. Mais especificamente, identificar se a exploração das capacidades de linguagem apresentam progressão em um mesmo volume e de um volume para outro; e de que forma são exploradas – separadas ou combinadas em um mesma subseção. O referencial teórico usado para análise dos dados está representado por conceitos oriundos do Interacionismo Sociodiscursivo, dentre os quais se destaca o conceito de capacidades de linguagem (BRONCKART, 2006, 2009; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; CRISTOVÃO, 2013; LABELLA-SÁNCHEZ, 2007; MACHADO, 2009; GONÇALVES, 2001; DAMIANOVIC, 2007). Os dados coletados para à análise estão representados pelas atividades propostas em quatro subseções de leitura, são elas: Nas linhas do texto, Nas entrelinhas do texto, Como o texto se organiza e Recursos linguísticos. Selecionamos os volumes 6 e 9 da Coleção do Ensino Fundamental II – Jornadas.port, avaliada no PNLD/2014. E com base nos resultados obtidos na análise, percebemos que as atividades dentro de um mesmo volume e de um volume para outro não apresentam progressão, pois são atividades da mesma natureza, em que as respostas estão explícitas no texto. Apesar das capacidades de linguagem serem exploradas separadamente, levando o aluno a seguir um modelo de atividades, é notável que elas ainda contribuem para a formação de um leitor crítico-reflexivo, visto que, requerem que o aluno faça o uso delas, nas diferentes subseções de leitura.
Keywords: Capacidades de linguagem - atividades de leitura
Livro didático de língua portuguesa
Interacionismo sociodiscursivo
Leitura - ensino
Ensino de leitura
Language skills - reading activities
Portuguese language textbook
Sociodiscursive interactionism
Reading - teaching
Reading teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28617
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELANE CRISTINA ARAÚJO SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfElane Cristina Araújo Silva - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20166.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.