Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28617
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, E. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDREINALDO, M. A. G.pt_BR
dc.contributor.referee1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.referee1IDRAFAEL, E. L.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo analisar a exploração das capacidades de linguagem, definidas como aptidões requeridas para realização de um texto em uma determinada situação de interação, verificando a ocorrência dessas capacidades em atividades de leitura propostas por livro didático de Língua Portuguesa. Mais especificamente, identificar se a exploração das capacidades de linguagem apresentam progressão em um mesmo volume e de um volume para outro; e de que forma são exploradas – separadas ou combinadas em um mesma subseção. O referencial teórico usado para análise dos dados está representado por conceitos oriundos do Interacionismo Sociodiscursivo, dentre os quais se destaca o conceito de capacidades de linguagem (BRONCKART, 2006, 2009; SCHNEUWLY E DOLZ, 2004; CRISTOVÃO, 2013; LABELLA-SÁNCHEZ, 2007; MACHADO, 2009; GONÇALVES, 2001; DAMIANOVIC, 2007). Os dados coletados para à análise estão representados pelas atividades propostas em quatro subseções de leitura, são elas: Nas linhas do texto, Nas entrelinhas do texto, Como o texto se organiza e Recursos linguísticos. Selecionamos os volumes 6 e 9 da Coleção do Ensino Fundamental II – Jornadas.port, avaliada no PNLD/2014. E com base nos resultados obtidos na análise, percebemos que as atividades dentro de um mesmo volume e de um volume para outro não apresentam progressão, pois são atividades da mesma natureza, em que as respostas estão explícitas no texto. Apesar das capacidades de linguagem serem exploradas separadamente, levando o aluno a seguir um modelo de atividades, é notável que elas ainda contribuem para a formação de um leitor crítico-reflexivo, visto que, requerem que o aluno faça o uso delas, nas diferentes subseções de leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleCapacidades de linguagem em atividades de leitura de livro didático do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28617-
dc.date.accessioned2023-01-04T18:59:34Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T18:59:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCapacidades de linguagem - atividades de leiturapt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectLeitura - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectLanguage skills - reading activitiespt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.subjectReading - teachingpt_BR
dc.subjectReading teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Elane Cristina Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLanguage skills in Elementary School II textbook reading activities.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Elane Cristina Araújo. Capacidades de linguagem em atividades de leitura de livro didático do Ensino Fundamental II. 2016. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28617pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELANE CRISTINA ARAÚJO SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfElane Cristina Araújo Silva - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20166.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.