Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
Title: “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.
Other Titles: “A Escolha”, by Ronaldo Correia de Brito: an approach to the middle level.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Clislane Ramos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, Aluska Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, José Augusto Soares.
Keywords: Literatura - estudo e ensino;Ronaldo Correia de Brito - crítica e interpretação;Ensino médio - literatura;Ensino de literatura - ensino médio;Conto A Escolha - Ronaldo Correia de Brito;Literatura brasileira - contos;Literatura pernambucana - Ronaldo Correia de Brito;Personagem feminina;Ensino literário;Sequência didática - ensino de literatura;Literature - study and teaching;Ronaldo Correia de Brito - criticism and interpretation;High School - Literature;Literature teaching - high school;Tale The Choice - Ronaldo Correia de Brito;Brazilian Literature - short stories;Pernambuco Literature - Ronaldo Correia de Brito;Female character;Literary teaching;Didactic sequence - literature teaching
Issue Date: Oct-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Clislane Ramos de. “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
???metadata.dc.description.resumo???: No presente trabalho, analisou-se o conto “A Escolha” de Ronaldo Correia de Brito, assim como sugerimos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Com isso, buscou-se estruturar uma sequência didática capaz de comportar as especificidades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, procuramos pensar em opções e soluções relacionadas ao ensino literário. Assim sendo, almejamos ter a certeza de que tais reflexões possam alcançar os nossos alunos, na perspectiva de fazê-los ter uma experiência estética com a literatura, algo que deveria ter sido apresentado a eles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), assim como as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006), entre outros. Neste sentido, tal pesquisa nos permite a discussão de alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no nível médio: como o uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse dos alunos em relação ao planejamento do professor, nas aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem, na sua subjetividade, características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalhamos com as possibilidades de leitura e interpretação, na tentativa de formarmos leitores críticos e maduros.
???metadata.dc.description.resumen???: En el presente trabajo analizado el cuento “La Escoja”, de Ronaldo Correia de Brito, así como planteamos una propuesta de abordaje del texto para la enseñanza secundaria. Se buscó, de este modo, estructurar una secuencia didacta capaz de sostener las especificidades relacionadas a la enseñanza de la literatura. En la tentativa de presentar que la enseñanza de la literatura puede ser hecha de una manera distinta, haciendo con que el alumno perciba que el cuento, en su esencia, es un género que proporciona una reflexión sobre la condición de sujeto en la sociedad; procuramos pensar en opciones y soluciones relacionadas a la enseñanza de la literatura. En seguida, tendremos la certeza de que tales reflexiones alcancen los nuestros alumnos y conseguir que tengan una experiencia estética con la literatura, algo que debería haber sido presentado a ellos muy temprano. Fundamentamos nuestro trabajo con las contribuciones teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), así como las Orientaciones para la Enseñanza Secundaria (2006), entre otros. En este sentido, tal investigación nos permite investigar algunos de los más recientes problemas relacionados a la enseñanza de la literatura en la Enseñanza Secundaria: como el uso del texto literario en sala de clase, en consonancia con la falta de interese del estudiantes en relación con la planificación del maestro, en las clases que tratan de la literatura. También establecemos posibilidades de encuentros con problemáticas sociales y personajes sertanejos que traen, en su subjetividade, cuestionamientos internos vivenciados por nosotros. Luego, trabajaremos con posibilidades de lectura e interpretación en la tentativa de formamos lectores críticos y maduros.
Keywords: Literatura - estudo e ensino
Ronaldo Correia de Brito - crítica e interpretação
Ensino médio - literatura
Ensino de literatura - ensino médio
Conto A Escolha - Ronaldo Correia de Brito
Literatura brasileira - contos
Literatura pernambucana - Ronaldo Correia de Brito
Personagem feminina
Ensino literário
Sequência didática - ensino de literatura
Literature - study and teaching
Ronaldo Correia de Brito - criticism and interpretation
High School - Literature
Literature teaching - high school
Tale The Choice - Ronaldo Correia de Brito
Brazilian Literature - short stories
Pernambuco Literature - Ronaldo Correia de Brito
Female character
Literary teaching
Didactic sequence - literature teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLISLANE RAMOS DE BRITO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfClislane Ramos de Brito - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2016.527.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.