Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, C. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6274385178984747pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, P. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7958219874557313pt_BR
dc.contributor.referee1CARVALHO, Aluska Silva.
dc.contributor.referee2LIMA, José Augusto Soares.
dc.description.resumoNo presente trabalho, analisou-se o conto “A Escolha” de Ronaldo Correia de Brito, assim como sugerimos uma proposta de abordagem do texto para o nível médio. Com isso, buscou-se estruturar uma sequência didática capaz de comportar as especificidades relacionadas ao ensino da literatura. Na tentativa de mostrarmos que o ensino literário pode ser feito de um modo diferente, fazendo com que o aluno perceba que o conto, na sua essência, é um gênero que proporciona uma reflexão sobre a condição do sujeito na sociedade, procuramos pensar em opções e soluções relacionadas ao ensino literário. Assim sendo, almejamos ter a certeza de que tais reflexões possam alcançar os nossos alunos, na perspectiva de fazê-los ter uma experiência estética com a literatura, algo que deveria ter sido apresentado a eles desde muito cedo. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), assim como as orientações curriculares para o Ensino Médio (2006), entre outros. Neste sentido, tal pesquisa nos permite a discussão de alguns dos mais recorrentes problemas relacionados ao ensino da literatura no nível médio: como o uso do texto literário em sala de aula, em consonância com a falta de interesse dos alunos em relação ao planejamento do professor, nas aulas que tratam de literatura. Também estabelecemos possibilidades de encontros com problemáticas sociais e personagens sertanejos que trazem, na sua subjetividade, características e questionamentos internos vivenciados por todos nós. Logo, trabalhamos com as possibilidades de leitura e interpretação, na tentativa de formarmos leitores críticos e maduros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.title“A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio.pt_BR
dc.date.issued2016-10
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618
dc.date.accessioned2023-01-04T19:00:54Z
dc.date.available2023-01-04
dc.date.available2023-01-04T19:00:54Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRonaldo Correia de Brito - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médio - literaturapt_BR
dc.subjectEnsino de literatura - ensino médiopt_BR
dc.subjectConto A Escolha - Ronaldo Correia de Britopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - contospt_BR
dc.subjectLiteratura pernambucana - Ronaldo Correia de Britopt_BR
dc.subjectPersonagem femininapt_BR
dc.subjectEnsino literáriopt_BR
dc.subjectSequência didática - ensino de literaturapt_BR
dc.subjectLiterature - study and teachingpt_BR
dc.subjectRonaldo Correia de Brito - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectHigh School - Literaturept_BR
dc.subjectLiterature teaching - high schoolpt_BR
dc.subjectTale The Choice - Ronaldo Correia de Britopt_BR
dc.subjectBrazilian Literature - short storiespt_BR
dc.subjectPernambuco Literature - Ronaldo Correia de Britopt_BR
dc.subjectFemale characterpt_BR
dc.subjectLiterary teachingpt_BR
dc.subjectDidactic sequence - literature teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Clislane Ramos de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“A Escolha”, by Ronaldo Correia de Brito: an approach to the middle level.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Clislane Ramos de. “A Escolha”, de Ronaldo Correia de Brito: uma abordagem para o nível médio. 2016. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28618pt_BR
dc.description.resumenEn el presente trabajo analizado el cuento “La Escoja”, de Ronaldo Correia de Brito, así como planteamos una propuesta de abordaje del texto para la enseñanza secundaria. Se buscó, de este modo, estructurar una secuencia didacta capaz de sostener las especificidades relacionadas a la enseñanza de la literatura. En la tentativa de presentar que la enseñanza de la literatura puede ser hecha de una manera distinta, haciendo con que el alumno perciba que el cuento, en su esencia, es un género que proporciona una reflexión sobre la condición de sujeto en la sociedad; procuramos pensar en opciones y soluciones relacionadas a la enseñanza de la literatura. En seguida, tendremos la certeza de que tales reflexiones alcancen los nuestros alumnos y conseguir que tengan una experiencia estética con la literatura, algo que debería haber sido presentado a ellos muy temprano. Fundamentamos nuestro trabajo con las contribuciones teóricas de Gotlib (2006), Bosi (1997; 2015), Cosson (2006), Colomer (2007), así como las Orientaciones para la Enseñanza Secundaria (2006), entre otros. En este sentido, tal investigación nos permite investigar algunos de los más recientes problemas relacionados a la enseñanza de la literatura en la Enseñanza Secundaria: como el uso del texto literario en sala de clase, en consonancia con la falta de interese del estudiantes en relación con la planificación del maestro, en las clases que tratan de la literatura. También establecemos posibilidades de encuentros con problemáticas sociales y personajes sertanejos que traen, en su subjetividade, cuestionamientos internos vivenciados por nosotros. Luego, trabajaremos con posibilidades de lectura e interpretación en la tentativa de formamos lectores críticos y maduros.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLISLANE RAMOS DE BRITO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfClislane Ramos de Brito - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2016.527.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.