Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDEGITO, G. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5840566736310783pt_BR
dc.contributor.advisor1RAFAEL, Edmilson Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDRAFAEL, E. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2629616354978358pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Denise Lino de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO , D. L.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.description.resumoO livro didático de português é o principal instrumento de ensino-aprendizagem do sistema escolar brasileiro. Esse instrumento apresenta em suas propostas de ensino diversas situações de produção de textos escritos e orais, envolvendo diferentes recursos tecnológicos, com a finalidade de que o aluno seja capaz de produzí-los e de entender adequadamente as intenções de quem os produz. Com o propósito de analisar essas propostas, esta monografia teve como objetivos principais (1) discriminar as atividades de produção textual em função de seus objetivos e (2) identificar os recursos tecnológicos necessários à realização das atividades. Para isso, os dados foram coletados em três coleções de livros didáticos dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental recomendadas pelo Guia de Livros Didáticos (PNLD-2014): língua portuguesa e utilizadas em escolas públicas da educação básica da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Tendo em vista contribuir para os estudos sobre formação de professor e ensino de língua portuguesa na educação básica, essa pesquisa se baseia nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa em Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2013) de natureza documental (LE GOFF, 1990). Para realizar esta investigação, nos embasamos em contribuições teóricas sobre ensino de língua (OLIVEIRA, 2010; REINALDO, 2005; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; entre outros), formação docente (FREIRE e LEFFA, 2013; LUCKESI, 2011; ZABALA, 1998; entre outros) e recursos tecnológicos (KENSKI, 2012) em conformidade com as políticas nacionais de educação. Como resultados, foi possível verificar que os recursos tecnológicos são utilizados ora como acessórios, ora como indispensáveis na realização das atividades de produção textual. Além disso, ainda verificamos que essas atividades são apresentadas ao aluno com o objetivo de produzir textos escritos e orais a partir da discussão propiciada pela temática ou gênero textual que foi apresentado nos capítulos dos LDP utilizando na produção desses textos diversos recursos tecnológicos, como o gravador, a filmadora, o computador, entre outros. Ao sugerir a possibilidade de que esses recursos sejam utilizados, as atividades se direcionam para o paradigma da complexidade, pois exigem do aluno a mobilização de conhecimentos que não apenas linguísticos para a realização de suas propostas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleRecursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe Portuguese textbook is the most important teaching-learning tool of the Brazilian school system. This teaching-learning instrument proposes different situations of oral and written production texts, involving many technological resources, in order to make the student able to produce the texts properly understanding the intentions of those who first produce them. Aiming to examine these proposals, this monograph has as main objectives (1) discriminate textual production activities according to their goals and (2) identify the technological resources necessary to carry out these activities. In order to do that, data was collected from three colections of textbooks in the third and fourth grade of middle school recommended by the Guia de Livros Didáticos (PNLD-2014): língua portuguesa and applied in public schools of basic education in the city of Campina Grande, Paraiba. Taking into account the contribution to teacher training and Portuguese language teaching in Basic Education, this research is based on the methodological assumptions of qualitative research in Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2013) of documentary nature (LE GOFF, 1990). To perform this investigation, we used theoretical contributions on language teaching (OLIVEIRA, 2010; REINALDO, 2005; SCHNEUWLY and DOLZ, 2004; among others), teacher training (FREIRE and LEFFA, 2013; LUCKESI 2011, ZABALA, 1998; among others) and technological resources (KENSKI, 2012) in accordance with national education policies. As a result, it was possible to verify that technological resources were used either as support or as a mediator equipment in the performance of text production activities. Futhermore, we found that these activities are presented to the student in order to produce written and oral texts based on the discussion fostered by the theme or genre presented in the chapters of the Portuguese language Textbook using in the production of these actitvities various technological resources such as recorders, cameras, computers, among others. By suggesting the possibility that these resources are used, the activities are directed to the paradigm of complexity, they require the student mobilization of general knowledge not only linguistic knowledge to the performance of the proposals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620-
dc.date.accessioned2023-01-04T19:15:34Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T19:15:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático - portuguêspt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectProdução textual - ensinopt_BR
dc.subjectAtividades de produção textualpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectTextbook analysis - Portuguesept_BR
dc.subjectTechnological resourcespt_BR
dc.subjectTextual production - teachingpt_BR
dc.subjectText production activitiespt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorEGITO, Guilherme Arruda do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnological resources in textual production activities in Portuguese textbooks.pt_BR
dc.identifier.citationEGITO, Guilherme Arruda do. Recursos tecnológicos em atividades de produção textual no livro didático de português. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28620pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUILHERME ARRUDA DO EGITO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfGuilherme Arruda do Egito - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20162.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.