Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACEDO JUNIOR, H. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.advisor1IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, P. S. R.pt_BR
dc.description.resumoTratando as práticas de leitura e escrita como atividades de interação humana, a presente pesquisa, caracterizada como descritiva, surge da necessidade de se responder a seguinte questão problema: quais práticas de leitura e escrita alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada na cidade de Fagundes – PB, dizem ter? Partindo dessa problemática, temos como objetivo geral verificar as concepções de leitura e escrita desses alunos. Em relação aos objetivos específicos destacamos: refletir sobre o ensino de leitura e de escrita no contexto do Ensino Médio e identificar, via questionário, as práticas de leitura e de escrita dos alunos envolvidos na pesquisa, observando, sobretudo, o que as vozes dos alunos trazem como discussão sobre o ensino contemporâneo de Língua Portuguesa. Para a coleta de dados fizemos uso do questionário que foi aplicado com 15 alunos do 3° Ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Joana Emília da Silva, Fagundes-PB. O questionário foi aplicado no dia 05 de maio de 2016 e abordava temas como leitura e escrita. A pesquisa teve contribuições teóricas de autores como Kleiman (2006), Mendonça e Bunzen (2006), Jurado e Rojo (2006), Koch e Elias (2009, 2011), dentre outros. Os resultados nos permitem afirmar que os alunos participantes não possuem práticas de leitura e escrita satisfatórias e adequadas ao seu nível de ensino, concluintes do Ensino Médio, pois, através da análise dos dados, constatamos que esses alunos não participam de momentos/atividades de reescrita de seus textos, além de não possuírem conhecimentos que permitam formular conceitos acerca da escrita, da leitura. Logo, eles não concebem a escrita como processo interativo. Nessa perspectiva, os resultados obtidos alertam para a urgência em rever as práticas de ensino, ao mesmo tempo em que indicam a necessidade de pesquisas sobre ensino-aprendizagem de escrita e de leitura que possam nortear a metodologia do professor, o qual, por sua vez, precisa estar em constante aprendizado e inserido em cursos de formação continuada, visando à integração entre teoria e prática e, com isso, a execução de um trabalho significativo que possa formar cidadãos que saibam adequar as práticas de leitura e escrita aos diversos momentos de interação social e, desse modo, possam participar ativamente da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleLeitura, escrita e ensino de língua portuguesa: com a palavra, alunos do ensino Médio.pt_BR
dc.date.issued2016-09-28-
dc.description.abstractReading, writing and teaching the Portuguese language: with the word, high school students. El tratamiento de las prácticas de lectura y escritura como actividades de interacción humana. Esta investigación caracterizase por ser descriptiva, que surge de la necesidad de responder a la siguiente pregunta problema: ¿Cuáles son las prácticas de lectura y escritura son llamados por los estudiantes del 3er año de la Escuela Estadual Joana Emília en Fagundes - PB. Cuando expuestos al cuestionario socio-cultural? Entre los objetivos, incluyen: comprobar las concepciones de la lectura y la escritura de estos estudiantes. En relación con los objetivos específicos, tratar de identificar las concepciones de lectura y escritura de los estudiantes involucrados en la investigación; Describir la frecuencia de lecturas y escrituras realizadas por ellos y por último, si los estudiantes informantes producen muchos textos en el aula y trata de reflexionar sobre estas prácticas. Para recopilar los datos, se utilizó el cuestionario que se aplicó a los estudiantes del 3er año de la Enseñanza Mdiana Joana Emilia da Silva, Fagundes- PB. El cuestionario se aplicó en 5 de mayo de 2016 y se dirigió a temas tales como la lectura y la escritura. La investigación tuve aportaciones teóricas de autores Kleiman (2006), Mendonça y Bunzen (2006), Jurado y Rojo (2006), Koch y Elias (2009, 2011), entre otros. Los resultados permiten afirmar que los estudiantes que participan no tienen prácticas de lectura y escritura satisfactoria y adecuada a su nivel de educación, 3° año de la Enseñanza Mediana, ya que, mediante el análisis de los datos, se encontró que estos estudiantes no participan en los momentos / actividades de reescritura de sus textos, y no tienen el conocimiento para formular conceptos sobre la escritura y la lectura. Por lo tanto, no conciben la escritura como proceso interactivo. En esta perspectiva, los resultados ponen de relieve la necesidad urgente de revisar las prácticas de enseñanza, al tiempo que indicó la necesidad de una investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la escritura y la lectura que puede guiar la metodología del maestro, que a su vez , tenga que estar constantemente aprendiendo y se inserta en los cursos de educación continua, dirigida a la integración de la teoría y la práctica y, por lo tanto, la ejecución de un trabajo significativo que puede formar ciudadanos que puedan adaptarse a las prácticas de lectura y escritura a los diferentes momentos de interacción social y por tanto a participar activamente en la sociedad.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28623-
dc.date.accessioned2023-01-04T19:41:41Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T19:41:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesa - ensino médiopt_BR
dc.subjectLeitura e escrita - ensino médiopt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectPráticas de leitura e escritapt_BR
dc.subjectAlunos do ensino médio - leitura e escritapt_BR
dc.subjectPortuguese language teaching - high schoolpt_BR
dc.subjectReading and writing - high schoolpt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectReading and writing practicespt_BR
dc.subjectHigh school students - reading and writingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACEDO JUNIOR, Helenildo Arruda de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading, writing and teaching the Portuguese language: with the word, high school students.pt_BR
dc.identifier.citationMACEDO JUNIOR, Helenildo Arruda de. Leitura, escrita e ensino de língua portuguesa: com a palavra, alunos do ensino Médio. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28623pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELENILDO ARRUDA DE MACEDO JUNIOR - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfHelenildo Arruda de Macedo Junior - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 20163.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.