Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTE JÚNIOR, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7765257135187314pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896pt_BR
dc.contributor.referee1FELICIANO, Glenda Hilnara Meira.
dc.description.resumoSabendo que o livro didático é um elemento muito utilizado na educação até hoje, analisamos o Livro Didático de Português (doravante, LDP) com o intuito de observar, descrever e analisar as características tratadas pelo livro com relação ao conteúdo das orações subordinadas substantivas. A presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: qual a abordagem do estudo das orações subordinadas substantivas no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)?. Objetivamos refletir sobre o ensino das orações subordinadas substantivas no contexto do Ensino Médio e refletir sobre a utilização do LDP; e específicos: a) avaliar a abordagem do livro didático a respeito das orações subordinadas substantivas, tendo como referências os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; b) perceber limitações e avanços na abordagem pensando na formação do professor. Para a concretização de nosso trabalho, tivemos a preocupação de absorvermos as contribuições teóricas e metodológicas de autores como Antunes (2014), Neves (2012), Bakhtin (2013; 2003), Bechara (2010), Bezerra e Reinaldo (2013), Gulart (2010), Mendonça (2006), Wittke (2007), dentre outros. Quanto à metodologia de trabalho, a nossa pesquisa é caracterizada como documental, uma vez que nos baseamos no LDP, Português Linguagens, de Cereja e Magalhães (2013), como norte: um documento de fácil acesso e que pode receber novas contribuições e reflexões no tocante as suas abordagens. Os resultados obtidos em nossa pesquisa mostram que o livro didático analisado se situa entre atividades que priorizam o estudo formal da gramática tradicional e práticas de análise linguística. Na primeira situação, referente à GT, com uma abordagem estrutural da língua e presa a nomenclaturas a partir de exemplos descontextualizados ou préfabricados. Na segunda, referente a AL, a partir de gêneros discursivos e inserindo, na discussão didática, o uso das orações subordinadas substantivas em contextos semânticodiscursivos diversos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleEnsino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2016-06-06
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626
dc.date.accessioned2023-01-04T19:51:44Z
dc.date.available2023-01-04
dc.date.available2023-01-04T19:51:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectOrações subordinadas substantivaspt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino médio - livro didático de portuguêspt_BR
dc.subjectGramática - ensinopt_BR
dc.subjectGrammar teachingpt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectNoun subordinate clausespt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectHigh school - Portuguese textbookpt_BR
dc.subjectGrammar - teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGrammar teaching? Linguistic analysis practice?: the approach of substantive subordinate clauses in a high school Portuguese textbook.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. Ensino de gramática? Prática de análise linguística?: a abordagem das orações subordinadas substantivas em um livro didático de português do ensino médio. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28626pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSENILTON SILVA CAVALCANTE JÚNIOR - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfJosenilton Silva Cavalcante Júnior - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2016.2.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.