Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5269010926399214pt_BR
dc.contributor.advisor1PATRIOTA, Luciene Maria.-
dc.contributor.advisor1IDPATRIOTA, L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0206758132708524pt_BR
dc.contributor.referee1REGIS, Laura Dourado Loula.-
dc.contributor.referee1IDREGIS, L. D. L.pt_BR
dc.description.resumoÉ sabido que a concepção de língua assumida no ensino influencia diretamente nas práticas pedagógicas realizadas pelos professores no tocante à escolha de conteúdos, materiais didáticos utilizados, modelos de provas, dentre outros procedimentos em contexto de ensino. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar a concepção de língua e variação linguística de professoras de língua portuguesa e a influência de cada concepção no tratamento da variação linguística; e como objetivos específicos: identificar e compreender essas concepções e verificar a sua influência para o tratamento da variação linguística. Teoricamente nos baseamos nos estudos de Travaglia (2009), Antunes (2007), Antunes (2009), Bagno (2007), Coelho... [et al.] (2015), Faraco (2015), dentre outros. Nesse sentido, para se alcançar os objetivos supracitados, foi realizada uma entrevista semiestruturada, com cinco professoras de escolas públicas das cidades de Campina Grande e Santo André – PB. Os dados coletados passaram por uma análise do tipo descritivo-analítica. Logo, os resultados mostraram que as professoras apresentaram uma aparente coerência no que disseram conceber como língua e variação, assim como o tratamento dado à variação em contexto de ensino. Nesse sentido, observou-se que das cinco professoras, apenas duas apresentam conhecimentos suficientes que apontam para um possível tratamento adequado de língua e variação linguística em sala de aula. Enquanto isso, as outras três professoras ficaram presas a generalizações e explicações que deixaram transparecer um possível tratamento irrelevante e inadequado da variação. Diante disso, ficou evidente que há o reconhecimento, por parte das professoras, do caráter heterogêneo da língua, mas ainda há o predomínio de um ensino voltado exclusivamente para a gramática normativa e o tratamento inadequado da variação linguística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleConcepção de língua e de variação linguística de professores de língua portuguesa: implicações para o ensino.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractIt is known that the language design assumed in teaching directly influences the pedagogical practices performed by teachers regarding the choice of content, teaching materials, tests models, among other procedures in educational context. Before that, this research had general objective: to analyze the design of language and linguistic variation of Portuguese language teachers and the influence of each conception in the treatment of linguistic variation; and as specific objectives: to identify and understand these concepts and check their influence for the treatment of linguistic variation. Theoretically we based on the studies of Travaglia (2009), Antunes (2007), Antunes (2009) Bagno (2007), Rabbit ... [et al.] (2015), Faraco (2015), among others. In this case, to achieve the abovementioned objectives, it was realized a semi-structured interview with five teachers from public schools in the cities of Campina Grande and Santo André - PB. The data collected underwent an analysis of the descriptive-analytical type. Soon, the results showed that the teachers had presented an apparent consistency in that they said conceive how language and variation, as well as the given treatment of variation in educational context. In this sense, it was observed that of the five teachers, just two teachers have sufficient knowledges that link to a possible adequate treatment of language and linguistic variation in the classroom. Meanwhile, three other teachers were arrested the generalizations and explanations that left disclose a possible irrelevant treatment and inappropriate of variation. Therefore, it became clear that there is the recognition by the teachers, the heterogeneous character of the language, but there is still a predominance of a teaching focused exclusively to normative grammar and inappropriate treatment of linguistic variation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28631-
dc.date.accessioned2023-01-04T20:12:10Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T20:12:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectConcepção de língua - professores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectProfessores de língua portuguesa - concepção de línguapt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectLanguage conception - Portuguese language teacherspt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachers - language conceptionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Roseane Firmino da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConception of language and linguistic variation of Portuguese language teachers: implications for teaching.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Roseane Firmino da. Concepção de língua e de variação linguística de professores de língua portuguesa: implicações para o ensino. 2016. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSEANE FIRMINO DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfRoseane Firmino da Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2016498.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.