Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, S. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Tássia Tavares de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, T. T.pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Rosangela de Melo.-
dc.contributor.referee1IDRODRIGUES, R. M.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, P. N.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, temos como foco apresentar uma proposta de abordagem do conto em turmas do 3º ano do ensino médio com o intuito de contribuir adequadamente para a formação de leitores literários. Para isso, construímos, seguindo os moldes de Cosson (2014), uma sequência didática, nomeada pelo autor como sequência básica, que seque quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, utilizando os contos Passeio Noturno I e II de Rubem Fonseca, após fazermos uma análise nos manuais didáticos de Sarmento e Tufano (2004) e Abaurre e Pontara (2014), observando como o conto era estudado. Também lançamos mão do método receptivo como aporte teórico metodológico fundamentador de nossas discussões e da sequência didática que fora proposta para a abordagem do gênero conto. Nosso trabalho vem mostrar que, mesmo diante do grande desafio que é a tarefa de ensinar e, ensinar literatura, e mesmo diante de um cenário educacional tão debilitado e fragilizado, é possível, por meio de um fazer pedagógico eficaz atrelado a uma metodologia adequada, trabalhar no sentido de contribuir significativamente para a formação de leitores literários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.titlePasseios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica.pt_BR
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634-
dc.date.accessioned2023-01-04T20:43:27Z-
dc.date.available2023-01-04-
dc.date.available2023-01-04T20:43:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConto - Rubem Fonsecapt_BR
dc.subjectEnsino de literatura - ensino médiopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectRubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e IIpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - contospt_BR
dc.subjectGênero literário - contopt_BR
dc.subjectConto nos livros didáticospt_BR
dc.subjectFormação de leitores literáriospt_BR
dc.subjectStory - Rubem Fonsecapt_BR
dc.subjectLiterature teaching - high schoolpt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectRubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and IIpt_BR
dc.subjectBrazilian Literature - short storiespt_BR
dc.subjectLiterary Genre - Short Storypt_BR
dc.subjectTales in textbookspt_BR
dc.subjectTraining of literary readerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Sandoval Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNight walks in the classroom: a methodological proposal.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Sandoval Alves. Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDOVAL ALVES FERREIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfSandoval Alves Ferreira - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2016338.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.