Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634
Title: Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica.
Other Titles: Night walks in the classroom: a methodological proposal.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Sandoval Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RODRIGUES, Rosangela de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.
Keywords: Conto - Rubem Fonseca;Ensino de literatura - ensino médio;Sequência didática;Rubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e II;Literatura brasileira - contos;Gênero literário - conto;Conto nos livros didáticos;Formação de leitores literários;Story - Rubem Fonseca;Literature teaching - high school;Following teaching;Rubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and II;Brazilian Literature - short stories;Literary Genre - Short Story;Tales in textbooks;Training of literary readers
Issue Date: Jun-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Sandoval Alves. Passeios Noturnos na sala de aula: uma proposta metodológica. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, temos como foco apresentar uma proposta de abordagem do conto em turmas do 3º ano do ensino médio com o intuito de contribuir adequadamente para a formação de leitores literários. Para isso, construímos, seguindo os moldes de Cosson (2014), uma sequência didática, nomeada pelo autor como sequência básica, que seque quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, utilizando os contos Passeio Noturno I e II de Rubem Fonseca, após fazermos uma análise nos manuais didáticos de Sarmento e Tufano (2004) e Abaurre e Pontara (2014), observando como o conto era estudado. Também lançamos mão do método receptivo como aporte teórico metodológico fundamentador de nossas discussões e da sequência didática que fora proposta para a abordagem do gênero conto. Nosso trabalho vem mostrar que, mesmo diante do grande desafio que é a tarefa de ensinar e, ensinar literatura, e mesmo diante de um cenário educacional tão debilitado e fragilizado, é possível, por meio de um fazer pedagógico eficaz atrelado a uma metodologia adequada, trabalhar no sentido de contribuir significativamente para a formação de leitores literários.
Keywords: Conto - Rubem Fonseca
Ensino de literatura - ensino médio
Sequência didática
Rubem Fonseca - contos Passeios Noturnos I e II
Literatura brasileira - contos
Gênero literário - conto
Conto nos livros didáticos
Formação de leitores literários
Story - Rubem Fonseca
Literature teaching - high school
Following teaching
Rubem Fonseca - Short Stories Night Tours I and II
Brazilian Literature - short stories
Literary Genre - Short Story
Tales in textbooks
Training of literary readers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28634
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDOVAL ALVES FERREIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2016.pdfSandoval Alves Ferreira - MON. LIC. Língua Portuguesa CH 2016338.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.